Notícias Notícias

Voltar

Confira o balanço das atividades do Janeiro Branco

Janeiro Branco

Confira o balanço das atividades do Janeiro Branco

Mobilização busca auxiliar no cuidado com a saúde mental

O mês que passou foi marcado por um importante movimento que tem ganhado grande repercussão na mídia e nos espaços de convivência, o Janeiro Branco. Esta é uma iniciativa brasileira que levou as questões de saúde mental ao centro das discussões. Esse importante movimento tem como objetivo conversar abertamente sobre a importância da saúde mental, transtornos emocionais, tratamentos, prevenção, entre outros temas correlatos.

Dessa forma, em 2017, foi realizada a primeira edição trazendo esse tema ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).  O movimento cresceu e, em 2018, teve sua segunda edição, enfocando nos protetores à saúde mental.  Para desenvolver essa temática junto aos trabalhadores, foi convidado o psicólogo clínico Darlen Vaz, que palestrou sobre Mindfulness, técnica que trabalha com relaxamento e meditação orientada para proporcionar a atenção plena e diminuir os estressores que podem prejudicar o sujeito.

Sendo assim, agradecemos todos os que colaboraram com essa edição e desejamos que, neste ano, todos os trabalhadores do HU-FURG/Ebserh possam repensar o quanto estão investindo em sua saúde mental e na sua importância para uma qualidade de vida integral. 


Psicologia Organizacional - Tássia Soares e Frederico Moreira

 

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.