Notícias Notícias

Voltar

Novos residentes são recepcionados no HU-FURG

Residentes

Novos residentes são recepcionados no HU-FURG

Pós-graduandos atuarão no HU-FURG/Ebserh e na Rede Básica de Saúde

Residência Médica

Em 01 de março, os alunos do Programa de Residência Médica foram recepcionados no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. A coordenadora da Comissão de Residência Médica (COREME), Milene Pinto Costa, iniciou o acolhimento aos residentes e destacou que este é um período de muitas aprendizagens e trabalho. Ela também apresentou os supervisores dos programas: Anestesiologia, 

Na sequência, a superintendente do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Sandra Brandão, acolheu os futuros profissionais. A superintendente apresentou a estrutura do HU-FURG/Ebserh, destacou o atendimento 100% SUS e como, hoje, se busca superar o momento de crise que vive a saúde pública. El ainda lembrou que o HU vive um momento de transição na gestão, com profissionais de diferentes vínculos empregatícios, o que pode gerar algum conflito, mas que o importante é realizar a assistência à população com excelência. As três gerências: de Ensino e Pesquisa (GEP), de Atenção à Saúde (GAS) e Administrativa (GAD) foram apresentadas.  

Os residentes permanecerão de dois a três anos desenvolvendo habilidades e competências técnicas sob a orientação direta de um preceptor – profissional do HU-FURG ou da Rede Básica de Saúde e responsável pelas atividades de cada um dos estudantes. A Residência Médica é realizada, de acordo com a aprovação no processo seletivo, nas diferentes áreas, tais como: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Neonatologia, Infectologia e Clínica Médica. Em 2018, são 19 médicos matriculados na R1 e 32 matriculados na R2 e R3.


Residência Multiprofissional

Em 06 de março, forma recepcionados seis novos profissionais no programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS) e quatro da Residência Saúde da Família. Os profissionais de Enfermagem, Psicologia e Educação Física atuarão na assistência na Unidade de Clínica Médica, UTI Geral, Centro Integrado de Diabetes (CID) e Serviço de Diagnóstico de Ergometria e Reabilitação do HU-FURG e nas Unidades Básicas de Saúde São João e Castelo Branco. A Residência Multiprofissional tem, em 2018, 10 profissionais matriculados na R1 e outros 10 profissionais na R2.

Imagens: