Notícias Notícias

Voltar

HU-FURG promove 1ª Semana de Segurança do Paciente

Segurança

HU-FURG promove 1ª Semana de Segurança do Paciente

Serão realizadas diversas atividades voltadas aos trabalhadores, pacientes e acompanhantes

O Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove a 1ª Semana de Segurança do Paciente. Serão realizadas diversas atividades com o objetivo de sensibilizar os profissionais para a segurança do paciente e difundir a cultura da segurança também entre os usuários no HU-FURG.
 
As ações serão desenvolvidas de 14 a 18 de maio, nos turnos manhã, tarde e noite. Confira a programação:
 
  • 14/05 (segunda-feira): SEGURANÇA DO PACIENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR – Conscientização sobre o comportamento seguro dos usuários, de acordo com a Anvisa e Organização Pan-Americana de Saúde. Orientar os usuários sobre os cuidados aos quais são submetidos durante a internação ou passagem pelo hospital. É muito importante o envolvimento do próprio paciente e sua família no processo de tratamento, recuperação e cura. Usuário, ajude-nos a cuidar de você da melhor maneira possível. 
  • 15/05 (terça-feira): CAMPANHA ADORNO ZERO – Implantação da campanha e esclarecimentos conforme a NR 32 que preconiza que todo trabalhador do serviço de saúde, bem como aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde exposto a agente biológico, independentemente da sua função, deve evitar o uso de adornos no ambiente de trabalho. São considerados adornos: alianças, anéis, pulseiras, relógios de pulso, colares, brincos, broches, piercings expostos, crachás pendurados com cordão e gravatas.
  • 16/05 (quarta-feira): HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS – Incentivo à correta limpeza das mãos e ao uso do álcool gel. Ação desenvolvida com base nas recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que orienta a higienização das mãos como a medida mais importante no ambiente assistencial, reconhecida há muitos anos e que visa a segurança do usuário, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos no cuidado aos pacientes. 
  • 17/05 (quinta-feira): IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE – A identificação correta do paciente é o processo pelo qual se assegura ao paciente que a ele é destinado determinado tipo de procedimento ou tratamento, prevenindo a ocorrência de erros e enganos que possam causar dano. Será realizada ação para sensibilização dos profissionais quanto à aplicação do protocolo de identificação do paciente e também de pacientes e acompanhantes para a adesão ao uso da pulseira de identificação e sua importância, pois erros de identificação do paciente podem ocorrer, desde a admissão até a alta do serviço, em todas as fases do diagnóstico e do tratamento.
  • 18/05 (sexta-feira): CAMPANHA DE NOTIFICAÇÃO – Incidentes, eventos adversos e “near miss”. Orientação sobre o uso do Aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos (Vigihosp). Este é um software desenvolvido pela Ebserh para informatizar e agilizar o acompanhamento de notificações de incidentes nos hospitais filiados, queixas técnicas, doenças e agravos em saúde. O aplicativo está acessível nos computadores conectados à rede do HU-FURG (não é preciso fazer login para acessá-lo), no https://www.sistemas.hu.furg.br, sendo resguardado o sigilo do notificador caso ele não queira se identificar. 
 
 
Sobre a Ebserh
 
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
 
Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh