Notícias Notícias

Voltar

Campanha visa diminuir o uso de copos descartáveis no HU-FURG

#adoteumacaneca

Campanha visa diminuir o uso de copos descartáveis no HU-FURG

Dê adeus aos copos plásticos e “Adote uma Caneca”!

Se você usa três copinhos por dia, em seu trabalho, em um ano acaba utilizando em média 700 copinhos. Agora pense, porque continuar prejudicando o meio ambiente com tantos copos plásticos, se você pode ajudar a resolver este problema adotando uma caneca? O investimento é baixíssimo, mas a diferença para o meio ambiente é enorme! Colabore você também e dê “Tchau, Querido!”.

Esta é a ideia central da campanha iniciada no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa foi do Serviço de Gestão Ambiental, ligado ao Setor de Hotelaria Hospitalar, que realizou uma ação de conscientização, com o objetivo de reduzir o consumo de copos descartáveis nas áreas administrativas do HU-FURG. A campanha “Adote uma caneca”, incentiva os trabalhadores a utilizarem canecas ou outro recipiente reutilizável para o consumo de água e/ou café nas unidades administrativas. 

A ação, também foi motivada pela Política Ambiental da FURG, que visa a implementação e a integração de princípios e objetivos que fomentem valores e práticas sociais voltados para a sustentabilidade devem ser integrados às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. A FURG fez a adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), em 2017. O HU-FURG também integra a A3P comprometido com o uso racional de recursos naturais como energia elétrica, água, papel, transporte e redução de copos plásticos. A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção do programa demonstra a preocupação da FURG e do HU em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente.

 

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh