Notícias Notícias

Voltar

Confira as orientações para inserir as metas do Crescer com Competência

Desenvolvimento

Confira as orientações para inserir as metas do Crescer com Competência

As metas e responsabilidades devem ser cadastradas até 28 de junho

O Programa Crescer com Competência é um processo de avaliação que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) utiliza para acompanhar e promover o desenvolvimento de competências individuais dos trabalhadores e das equipes de trabalho dos HUs filiados. O objetivo é alcançar resultados organizacionais e atender às necessidades dos usuários dos serviços de saúde. 

É através desse programa que o trabalhador terá a pontuação da sua avaliação anual de desempenho, requisito básico para a participação nos processos de movimentação e de progressão da empresa – conforme a NORMA OPERACIONAL DGP 01 de 7 abril 2015 - Gestão de Desempenho por Competências, que diz, no Art. 2º, “I. gestão do desempenho por competências: processo que envolve o colaborador e sua chefia imediata, voltado para o acompanhamento do desenvolvimento de suas competências individuais e de suas entregas, visando assim, alcançar os resultados organizacionais e atender às necessidades dos usuários dos serviços de saúde.” E, o Art. 22, §4º diz que “o colaborador é corresponsável pelo cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma. Portanto, orientamos que os empregados EBSERH, busquem as chefias para a realização desta etapa dentro do prazo estabelecido.

Para o período avaliativo de 2018, as metas e as responsabilidades devem ser cadastradas no Portal MENTORH, até 28 de junho. Essa etapa de planejamento é conhecida como “elaboração do plano de trabalho”, ou seja, a pactuação de metas da equipe e de responsabilidades individuais assumidas, assim como a indicação de competências necessárias a cada um dos trabalhadores para a execução do plano de trabalho elaborado. Cada trabalhador contribuirá no alcance de 2 a 3 metas da equipe e assumirá de 3 a 5 responsabilidades para o alcance de cada meta. Elas são classificadas em: Essencial (peso 3), Intermediária (peso 2) e Básica (peso 1). Após pactuado o Plano de Trabalho, a chefia imediata deve preencher a planilha no Portal MENTORH.

As etapas seguintes do Programa Crescer com Competência são: o monitoramento (01 de julho a 31 de dezembro), acompanhamento contínuo do desempenho individual e das equipes com o objetivo de diagnosticar e avaliar as ações que precisam ser reestruturadas ou repactuadas; e a formalização (01 de janeiro a 28 de fevereiro), momento em que serão registrados os resultados das metas de equipe e individuais (Acesse o Cronograma na íntegra). 

No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Ebserh, a orientação e o acompanhamento do Programa é realizado Serviço de Avaliação e Desenvolvimento de Pessoas (SADEP), ligado à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP). O SADEP está localizado no 3º andar do Prédio Anexo, atende das 8h às 12h e das 13h às 17h e, também, pelo e-mail capacitacao.hufurg@ebserh.gov.br ou pelo ramal 341.

 

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh