Notícias Notícias

Voltar

Consultas de Enfermagem são disponibilizadas aos trabalhadores do HU-FURG

Saúde Ocupacional

Consultas de Enfermagem são disponibilizadas aos trabalhadores do HU-FURG

Ação voltada à Saúde do Trabalhador, independente do vínculo empregatício

No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Saúde Ocupacional, ligada à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), vem articulando a implantação do projeto de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), desde meados de 2017. Em 2018, a proposta é trabalhar em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e diversos profissionais do HU-FURG para realizar o acompanhamento da saúde dos trabalhadores através de consultas e exames específicos. 

Uma primeira ação do Projeto QVT é a consulta de Enfermagem do Trabalho, nos dias 14 e 15 de junho, para avaliar a saúde do trabalhador e agendar exames laboratoriais (glicemia e colesterol). Todos os exames serão avaliados pelo Médico do Trabalho e, conforme o caso, o trabalhador será encaminhado aos profissionais da Educação Física, Nutrição ou Endocrinologia. A consulta de Enfermagem do Trabalho, será realizada na Sala 59 – Saúde Ocupacional, próximo ao relógio ponto da Ebserh, por ordem de chegada, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As consultas são disponíveis a todos os trabalhadores do HU-FURG, independente do vínculo empregatício.

Atualmente, a Saúde Ocupacional conta com uma equipe composta por: uma enfermeira do trabalho, Fábia de Souza; uma técnica em Enfermagem, Ellen Oliveira; um médico do trabalho, Ivan Prokopiuk; uma médica fisiatra, Melina Kaster Schwantz. A equipe conta com o apoio de três psiquiatras, que atendem os trabalhadores através do encaminhamento da Psicologia Organizacional e Saúde Ocupacional, sempre que necessário. Ainda, através da Psicologia Organizacional, o trabalhador que necessitar de acompanhamento psicológico será encaminhado pelo psicólogo, Frederico Moreira, ao Serviço de Psicologia do HU-FURG/Ebserh. 

Serão realizadas avaliações e acompanhamento nutricional pela nutricionista Larissa Simões Menezes. As profissionais de Educação Física, Silvia de Quadros Dorneles e Lucélia Medeiros Lúcio, serão responsáveis pelas orientações à prática de atividades físicas, respeitando características individuais e os limites de cada trabalhador. 

 

Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assessoria de Comunicação Social HU-FURG/Ebserh