Notícias Notícias

Voltar

Jornada sobre Diabetes Mellitus reuniu acadêmicos e profissionais da área

Saúde

Jornada sobre Diabetes Mellitus reuniu acadêmicos e profissionais da área

O evento foi realizado no Anfiteatro da Área Acadêmica

A V Jornada Multiprofissional de Educação em Diabetes Mellitus foi realizada em 05 de novembro, das 8h às 18h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Rua Osório s/n. O público-alvo foram os profissionais da área da saúde: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Terapia Ocupacional, Farmácia, Psicologia e outros, bem como pacientes do CID e estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde. O evento foi organizado pelo Centro Integrado de Diabetes (CID), ligado ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Escola de Enfermagem (EEnf/FURG).

A abertura do evento contou com a presença da superintendente do HU-FURG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Sandra Crippa Brandão, que ressaltou a importância do trabalho do Centro Integrado de Diabetes (CID) ao longo de quase 20 anos. Em seguida, o coordenador do CID, Ivaldir Sabino Dalbosco, falou que o evento, bem como o cotidiano no CID, é cheio de altos e baixos, com destaque para o trabalho multidisciplinar, bem como o interesse e a persistência da equipe e dos pacientes. Também participaram da solenidade de abertura da Jornada, a coordenadora do evento e enfermeira do CID, Tatiana Aragão, o representante da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), André Teixeira, e o coordenador da Escola de Enfermagem, Edson Barlém.

Durante todo o dia, os 130 participantes ouviram palestras com as temáticas relativas à Diabetes Mellitus. A coordenadora do evento Fabiane Francioni, ressaltou que “as palestras foram convergentes entre si, principalmente porque seguiu a temática da campanha nacional da Sociedade Brasileira de Diabetes: Diabetes e Família”. O evento ainda contribuiu significativamente com o HU-FURG, pois as inscrições foram realizadas mediante a doação de um pacote de fraldas descartáveis adulto (tamanhos M ou G) por participante. As doações foram encaminhadas diretamente para a Unidade de Comunicação Social do HU, que gerencia a arrecadação e a distribuição nas unidades hospitalares. Segundo a coordenação do evento, “a ideia foi arrecadar um produto de grande demanda para as diversas unidades hospitalares”.

 

Saiba mais sobre o CID
Os profissionais que atuam no Centro Integrado de Diabetes (CID), residentes da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS) e das áreas: Endocrinologia, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Assistência Social e Nutrição, trabalham questões da doença, auxiliando na autonomia, autocuidado e adesão ao tratamento do diabetes mellitus. O Grupo Multiprofissional ao Adulto com Diabetes é aberto à comunidade em geral e os encontros ocorrem quinzenalmente, às terças-feiras, às 10h, no CID, Ala Azul, 2º andar da área hospitalar, com entrada pela Portaria Central. 

Em 14 de Novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. São sintomas da doença: sede e fome excessivas, emagrecimento, cansaço, desânimo e feridas que não cicatrizam. Na maioria dos casos, a doença surge sem sintomas, por isso, é importante atentar aos fatores de risco como histórico familiar de diabetes, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, dislipidemia, parto de bebê com peso superior a quatro quilos ou ter recebido o diagnóstico de diabetes gestacional ou de síndrome dos ovários policísticos.  Ao perceber algum destes sinais, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu bairro. Ou, em casos de emergência procurar o hospital mais próximo. Outras informações no Centro Integrado do Diabetes (CID), pelos telefones (53) 3233-8876 ou (53)3233-0223.

 

Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh

Imagens: