Notícias Notícias

Voltar

GTH: auxiliando no cuidado em saúde

Humanização

GTH: auxiliando no cuidado em saúde

O GTH é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um dispositivo criado pela Política Nacional de Humanização (PNH) para o Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde para todos.  O GTH é um espaço coletivo organizado, participativo, democrático e voluntário, que se destina a impulsionar e/ou incentivar o processo de mudança da cultura de atendimento à saúde, buscando um resgate da humanização na assistência, em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde.

No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o GTH vem desenvolvendo diversas ações voltadas para a ambiência e visando a integração dos trabalhadores do HU, independente do vínculo empregatício. A PNH define ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Em interface com os demais dispositivos da PNH, esse conceito envolve questões relativas a conforto, privacidade, acolhimento, integração, espaços de “estar”, assim como espaços que propiciem processo reflexivo, inclusão e participação.

Assim, o GTH propõe aos trabalhadores do HU-FURG a participação nas decisões em relação à melhoria do ambiente de trabalho, às reformas e ao uso dos espaços, de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço/unidade, a fim de qualificar o cuidado em saúde. As propostas devem ser encaminhadas para a coordenadora do GTH, Gisa Pardo, na Ouvidoria, 2º andar da área hospitalar, próximo às Alas Verde e Azul, ou enviadas para o e-mail humanizacao.hufurg@ebserh.gov.br. O projeto deve conter a solicitação relativa à ambiência, justificada com argumentos que apontem as necessidades e indicando como as mudanças propostas impactariam no trabalho e no cuidado aos usuários, conforme formulário (CLIQUE AQUI). Os projetos serão analisados e discutidos pelo GTH, e apresentados às Gerências e à Superintendência, a fim de definir as prioridades e viabilidade de concretização, uma vez que o recurso financeiro do GTH é limitado e resultado de ações como o Brechó Solidário. 

O GTH é composto por profissionais lotados no HU. Qualquer profissional interessado na temática, independente do vínculo empregatício ou da área de atuação, é convidado a participar. 


Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh