Notícias Notícias

Voltar

Unidade de Gestão Ambiental promove capacitação sobre uso de EPIs

segurança hospitalar

Unidade de Gestão Ambiental promove capacitação sobre uso de EPIs

A UGA objetiva capacitar os trabalhadores do HU-FURG para que suas ações estejam em consonância com a Política Ambiental da FURG

Em 2014, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instituiu a Política Ambiental – Resolução Nº 032/2014. A resolução é norteada por valores e princípios ambientais e, considerando as leis atuais, orienta ações práticas em todas as atividades da instituição: ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Em sintonia com isso, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) juntamente com a Coordenação de Gestão Ambiental (CGA), buscou e obteve a licença de operação ambiental, emitida pela Secretaria de Município do Meio Ambiente – Rio Grande/RS. Diante das exigências e adequações percebidas e indispensáveis para preservar o meio ambiente e possibilitar o desenvolvimento sustentável, foi necessária a criação de uma unidade especializada. 

Em 2016, a Unidade de Gestão Ambiental (UGA) foi implementada e passou a operar na busca de soluções sustentáveis na gestão dos recursos naturais e no gerenciamento dos resíduos da saúde. A responsável pela UGA, Alexandra Rodrigues, relata que a atuação da Unidade é ampla e importante para minimizar o impacto ambiental e reduzir custos. Há diversas atividades sob a responsabilidade da Unidade, dentre as quais, o monitoramento e fiscalização do serviço de limpeza e higienização, a padronização de procedimentos sustentáveis e orientação para o descarte correto dos resíduos hospitalares. 

Em 2017, a UGA objetiva capacitar os trabalhadores do HU-FURG para que suas ações estejam em consonância com a Política Ambiental da FURG e possibilitem o manejo adequado, bem como, a redução do volume de resíduos gerados. Em janeiro, foi realizado o primeiro treinamento: “Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) em área de isolamento”, destinado à equipe de limpeza e higienização. As áreas de isolamento são aquelas ocupadas por pacientes com doenças infecciosas, assim os trabalhadores da higienização também precisam estar adequadamente equipados para eliminar as sujidades com segurança. 

A capacitação, partindo de uma proposta multidisciplinar, foi realizada pela UGA em parceria com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost). A enfermeira da saúde do trabalhador, Fábia de Souza, demostrou detalhadamente as formas de uso e a importância de cada um dos EPIs. Ela ressaltou que o uso dos equipamentos, orientado pela Norma Regulamentadora 32 (NR 32) - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, é fundamental para prevenir e minimizar contaminações.

No HU-FURG, o serviço de limpeza e higienização é prestado por funcionários da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (FAHERG) e da empresa terceirizada HAGG. As duas equipes participaram dos treinamento e destacaram a importância da capacitação para a segurança no desenvolvimento das atividades. A encarregada da empresa terceirizada, Andréia Chaves, enfatizou que a capacitação foi muito importante para o trabalho dentro do HU e para o cotidiano, “pois agora sabemos como usar os EPIs e nos proteger dos vírus e bactérias que são invisíveis”. Ela ainda destaca que o HU-FURG disponibiliza os equipamentos e incentiva o uso, pois garantem a saúde e a proteção do trabalhador, o bem-estar dos pacientes e a segurança hospitalar.