Notícias Notícias

Voltar

Presidente da Ebserh inaugura UTI Pediátrica

CERIMÔNIA

Presidente da Ebserh inaugura UTI Pediátrica

Com a ativação do serviço, HU passa a contar com três UTIs: Neonatal, Pediátrica e Geral

Em visita a hospitais do estado do Rio Grande do Sul, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, participou da cerimônia de inauguração da nova Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), ocorrida nesta terça-feira (22). Com a ativação do serviço, que no dia 2 de maio recebeu sua primeira internação, o HU passa a contar com três UTIs: Neonatal, Pediátrica e Geral. Kleber Morais falou da alegria em inaugurar a UTI e destacou a dedicação que o ministro da Educação, Mendonça Filho, tem para com os hospitais universitários federais. “Sem o seu olhar diferenciado não seria possível avançar nessa área como vem sendo possível nos últimos 12 meses”, afirmou o presidente da Ebserh. A cerimônia contou ainda com a apresentação do coral do Colégio Adventista.

Em uma área de 221,70m², o local conta com 10 leitos equipados com monitores vitais e aparelhos de ventilação mecânica. A equipe multidisciplinar, em treinamento desde dezembro de 2016, é composta por médicos pediatras, enfermeiros qualificados para o tratamento intensivo, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros profissionais necessários para os procedimentos assistenciais e administrativos realizados na unidade.

A construção da nova estrutura foi possível por meio de recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), gerido pela Ebserh e destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desde a criação do programa, já forma disponibilizados quase R$ 150 milhões para o HU-Furg.

Os recursos humanos para a viabilização das atividades do novo setor se deram a partir da adesão à do HU-Furg à Ebserh e à consequente realização de concurso público. Foi o que ressaltou a reitora da Furg, Cleuza Dias. “A UTI estava pronta desde 2012, mas não contava com pessoal para trabalhar, para que ela fosse aberta. Isso foi possível graças ao empenho da Ebserh e do Ministério da Educação (MEC). Só com empenho dos dois foi possível a liberação de 240 vagas”, lembrou a reitora.

A superintendente Helena Vaghetti salientou o envolvimento de todos na concretização desse projeto. “Tenho o privilégio de ser o agente que representa a concretização do sonho dos muito que me antecederam e que não pouparam esforços para que a UTI Pediátrica se tornasse realidade”, finalizou a gestora.

 

Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o HU-Furg é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao MEC, que administra, atualmente, 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
 
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh

Imagens: