Notícias Notícias

Voltar

HU-FURG alerta para “golpe da UTI”

fique atento

HU-FURG alerta para “golpe da UTI”

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – empresa pública vinculada ao Ministério da Educação – desde 2015, alerta a comunidade para que não caia no “golpe da UTI”. Esta é uma atividade criminosa em que bandidos se passam por profissionais da área da saúde, ligam para familiares de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e exigem altos valores em dinheiro para procedimentos ou medicamentos hipoteticamente fora da cobertura do hospital e que são necessários para salvar a vida dos internados.
 
O HU-FURG enfatiza que é um hospital público e, desde 2011, atende integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, todos os atendimentos e serviços são prestados gratuitamente: internações, procedimentos em diversas especialidades médicas, exames laboratoriais e de imagenologia, além de oportunizar a assistência integral por meio de serviços complementares prestados por assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais.
 
O HU-FURG se solidariza com os familiares de seus pacientes internados nas UTIs Neonatal, Pediátrica e Geral, e salienta que estão sendo tomadas medidas de segurança, bem como reafirma que todos os profissionais estão trabalhando pelo bem-estar e breve restabelecimento da saúde de todos. A instituição também repudia esse comportamento criminoso e orienta que as pessoas que forem abordadas denunciem a prática aos órgãos competentes: Polícia Civil e Ouvidoria do HU-FURG. A Ouvidoria atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h30min, no 2º andar da área hospitalar, entre as Alas Azul e Verde, via telefone (53) 3233.0333 ou por e-mail ouvidoria@hu.furg.br.