Notícias Notícias

Voltar

HU-FURG realiza Campanha Nacional da Voz

Laringe

HU-FURG realiza Campanha Nacional da Voz

Ação visa conscientizar e atender aos que necessitam de tratamento

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu à Campanha Nacional da Voz. O objetivo é alertar a respeito dos riscos e consequências da falta de cuidados com a garganta e o aparelho fonador. A ação tem como lema “Afine a sua Saúde. Cuide da sua voz” e faz parte da programação da Semana Nacional da Voz, campanha iniciada em 1999 e promovida em parceria pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF), Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

No HU-FURG, as atividades serão realizadas no dia 17 de abril, às 9h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, Rua Osório s/n.  As pessoas que desejarem atendimento devem participar das palestras educativas: Cuidados com a voz, com a fonoaudióloga Joice Rosa de Araújo; e Câncer de Laringe, com o médico Fábio de Aguiar Lopes. Após, os profissionais da Unidade Cérvico Facial do HU-FURG e da Liga de Oncologia da Faculdade de Medicina farão um mutirão de atendimento, com triagem de casos suspeitos de câncer de laringe para posterior realização do exame de videolaringoscopia - a fim de confirmar a suspeita da doença. Outras patologias não serão atendidas neste dia, mas encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde para verificação. 

Para receber atendimento é necessário comparecer no Anfiteatro da Área Acadêmica, às 9h, assistir às palestras e estar portando um documento de identificação com foto, o cartão do SUS, a Carteirinha do HU (quem já possuir) e comprovante de residência. A ABORL-CCF, recomenda que a busca de atendimento médico seja realizado por pessoas que façam uso de cigarro e de bebida alcóolica, bem como apresentem rouquidão progressiva e com piora recente, dor ou dificuldade para engolir, nódulos no pescoço e emagrecimento rápido e recente. A Associação esclarece que o exame da boca e da garganta é simples e ajuda a saber o que está acontecendo, bem como facilita o tratamento das pessoas antes que o problema se agrave. 

 

10 dicas importantes que podem ajudar a população a cuidar da voz de forma adequada, confira:
1. Não fumar;
2. Não forçar a voz;
3. Não gritar e não cochichar;
4. Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras;
5. Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica;
6. Não pigarrear excessivamente;
7. Ingerir muito líquido em temperaturas fresca ou ambiente;
8. Evitar bebidas alcoólicas;
9. Evitar alimentos que causem azia ou má digestão;
10. Evitar ambientes com poeira, mofo ou cheiros fortes.