Notícias Notícias

Voltar

Gestantes podem fazer visitação prévia ao HU-FURG

Apice ON

Gestantes podem fazer visitação prévia ao HU-FURG

Boa prática envolve profissionais da Maternidade e do Centro Obstétrico

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou a prática de visitação prévia da gestante ao Centro Obstétrico (CO) e à Maternidade. A visita pode ser realizada todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados, das 08h às 19h, e será guiada por profissionais das referidas unidades. A gestante, com ou sem acompanhante/familiar, não precisa agendar, apenas deve se dirigir à Portaria Central, Acesso 4, rua Gen. Canabarro s/n., e se identificar na recepção, solicitando a visitação ao CO e Maternidade. 

O acolhimento das mulheres gestantes, em visitação prévia à maternidade de referência para o parto, contribui para a vinculação da gestante ao local, ajuda a esclarecer dúvidas sobre a assistência prestada e os procedimentos adotados durante o nascimento do bebê. A ação visa tranquilizar a gestante quanto ao retorno no momento do parto, pois ela conhece a infraestrutura e a equipe multiprofissional das unidades hospitalares. 

A visita que antecede o parto é uma boa prática preconizada pelo projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON), uma iniciativa do Ministério da Saúde, e que o HU-FURG/Ebserh aderiu em 2017. O objetivo do Apice ON é qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos. O projeto envolve mais de 90 hospitais em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh