Notícias Notícias

Voltar

Banco de Leite Humano HU-FURG recebe certificação Ouro

Qualidade

Banco de Leite Humano HU-FURG recebe certificação Ouro

Categoria é a avaliação máxima concedida a uma instituição

O leite materno é o primeiro e o melhor alimento para o bebê, além disso, a amamentação  é um ato de amor, um momento de intimidade, que propicia a criação do vínculo entre mãe e filho. Mas, nem sempre é assim, há mães que, por inúmeras razões têm dificuldades, ou mesmo não conseguem amamentar seus filhos. Por isso, há equipes especializadas em apoiar, proteger e promover o aleitamento materno. São os Bancos de Leite Humano (BLH). Uma rede que vem ultrapassando fronteiras e abrange mais de 20 países. 

O Banco de Leite Humano do Hospital Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) é parte desta rede, sendo o único do sul do Rio Grande do Sul, iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, e foi implementado em 2007. Desde 2013 submete seu trabalho à avaliação da Rede Global de Bancos de Leite Humano e vem sendo certificado pelo seu desempenho. Em 2016, recebeu o certificado "Excelência em Bancos de Leite Humano - Categoria Ouro" -  a mais elevada categoria concedida a um BLH. Segundo Grace Santos, nutricionista e coordenadora do BHL do HU-FURG,  "Essa certificação mostra que seguimos os padrões, fazemos todos os processos nos prazos estipulados pela Rede Global e somos monitorados por ela. Significa que melhoramos o atendimento e reduzimos a mortalidade infantil".

A equipe responsável pelo BLH realiza a coleta interna e externa, o processamento, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano de acordo com demanda interna dos 10 leitos da UTI Neonatal, os cinco intermediário e os três canguru. São coletados mensalmente cerca de 30 litros de leite humano, o que nem sempre supre a demanda. Grace Santos lembra "que o leite humano cru é usado apenas de mãe para filho, mas quando é pasteurizado, pode ser distribuído para todos que precisam". Podem ser doadoras de leite as mulheres que estiverem amamentando e que tenham a carteira de gestação atualizada. As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite no HU-FURG, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h30 e sábados, domingos e feriados das 8h30 às 13h, Rua Visconde de Paranaguá, 102. Para quem deseja doar leite, mas não tem como se deslocar até o HU-FURG, pode obter informações pelo telefone (53) 3233-8880 ou por e-mail: bancodeleitehumanohu@gmail.com.