Notícias Notícias

Voltar

HU-FURG integra o Mutirão Nacional da Rede Ebserh

REDUÇÃO DE FILA

HU-FURG integra o Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Ação visou agilizar os atendimentos agendados e oferecer orientações à Comunidade

Na quarta-feira (31), os 39 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh. O objetivo foi reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em Rio Grande, no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), foram realizados procedimentos cirúrgicos ambulatoriais em 25 pacientes e outros 12, foram atendidos com exames de endoscopia digestiva ou colonoscopia. Todos os pacientes já estavam com os procedimentos agendados, “mas com a realização do Mutirão foi possível agilizar a agenda” ressaltou a enfermeira líder ambulatorial Elaine Pinheiro. Todos os procedimentos foram realizados gratuitamente, via SUS. O cirurgião e chefe do Setor da Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica – ligado à GEP, Luciano Zogbi, ressaltou que “foi um dia de grande alegria: batemos o recorde de pacientes operados e sem perder a qualidade. Tudo funcionou bem e em perfeita harmonia, a despeito dos desafios, como numa orquestra. E isso se deve ao trabalho de toda a equipe, nos mais diversos setores, que atuaram com muito profissionalismo”.

Na área externa, sob a coordenação da chefe de Setor de Ensino – ligado à GEP, Geani Fernandes, foram realizadas ações educacionais: campanhas de prevenção da Gripe A, de prevenção do câncer do aparelho digestivo, de prevenção do câncer de pele e de prevenção das doenças cardiovasculares, bem como, aferição da pressão arterial. “Foram realizados cerca de 200 atendimentos individualizados”, relatou a chefe da Unidade de Graduação, Aline Cristina Calçada de Oliveira. As ações foram desenvolvidas das 9h às 17h, junto à entrada central do HU-FURG, Rua Canabarro, com a parceria do 6º Grupo de Artilharia de Campanha (6º G.A.C) Exército Brasileiro, possibilitando a ampliação do espaço com o empréstimo de tendas.

A superintendente, Helena Vaghetti, esteve nos locais de atendimento e incentivou as equipes envolvidas, lembrando a importância dos atendimentos para a população. Mais tarde, a superintendente e a Governança do HU-FURG participaram da videoconferência com a Sede e outros HUs para acompanhar os trabalhos do Mutirão Nacional. Ao final do Mutirão, a superintendente ressaltou a organização e a mobilização dos profissionais, “o Mutirão foi pensado e concretizado com muito empenho e responsabilidade. Atingimos 100% dos objetivos propostos, agilizamos a fila de espera e quem ganhou foi a população que teve acesso ao atendimento de qualidade e gratuito”.

Durante todo o Mutirão estiveram envolvidas diretamente cerca de 100 pessoas: profissionais de diversas áreas do HU-FURG, professores e acadêmicos de Enfermagem e Medicina, bolsistas e membros da Liga de Cirurgia. 


Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens: