Notícias Notícias

Voltar

Inscrições abertas para três novos cursos sobre Nefrologia

Oportunidade

Inscrições abertas para três novos cursos sobre Nefrologia

O Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) abriu inscrições para três cursos: Diagnóstico da DRC; Manejo Clínico do Paciente com DRC – Módulo Básico e Manejo Clínico do Paciente com DRC – Módulo Avançado.

Profissionais de saúde podem se inscrever até 30 de setembro, pelo site (clique aqui).

Todos possuem carga horária de 30 horas, são gratuitos e oferecidos na modalidade autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutor. O aluno realizar as atividades propostas com aproveitamento igual ou superior a 70% para a obtenção da certificação.

O curso Diagnóstico da DRC tem como objetivo descrever os critérios e diagnósticos para a doença renal crônica e os grupos de risco; as estratégias para retardar a progressão da doença e as particularidades da DRC na população pediátrica.

Já o que trata Manejo Clínico do Paciente com DRC – Módulo Básico, aborda os estágios e os principais fatores de progressão da doença renal crônica, os métodos de avaliação para o diagnóstico nutricional bem como apresentar os medicamentos mais utilizados nas diferentes modalidades de tratamento da DRC.

E o Manejo Clínico do Paciente com DRC – Módulo Avançado, voltado somente para médicos e enfermeiros, apresenta as principais intercorrências clínicas e condutas para retardar a progressão da DRC e complicações associadas à doença.

O Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar é uma iniciativa de formação em larga escala, fruto da parceria da Universidade Federal do Maranhão com as Secretarias de Atenção à Saúde (SAS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), por meio do Departamento de Prevenção de Doenças Renais.

Fonte: UNA-SUS/UFMA