Notícias Notícias

Voltar

Nota de Esclarecimento - Mamografia

Mamografia

Nota de Esclarecimento - Mamografia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG
EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DR MIGUEL RIET CORRÊA JR.

 

Rio Grande, 11 de outubro de 2017

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO


O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – empresa pública vinculada ao Ministério da Educação – desde 2015, vem a público esclarecer a situação da mamografia. 

O Centro de Imagens é uma importante área de apoio que auxilia no diagnóstico e atendimento integral e gratuito da população via SUS. No Centro, são realizados exames de imagem, como RX, tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética, ecocardiografia e mamografia em pacientes internados e ambulatoriais encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio Grande e de outros municípios. Os equipamentos têm uma capacidade limitada de uso diário e, com a situação de crise que se encontra a saúde pública de Rio Grande e região, tal capacidade está sempre no limite máximo de uso, gerando um desgaste normal e natural nos aparelhos. O Setor de Engenharia Clínica do HU-FURG não tem medido esforços para manter os equipamentos em funcionamento e trabalha com manutenções preventivas constantes, porém, em alguns momentos, como é o caso em questão, é necessário o suporte técnico do fabricante. O atendimento foi solicitado na segunda-feira (09), logo que o aparelho apresentou problemas, e no momento estamos no aguardo do suporte técnico de Porto Alegre. 

Assim, na impossibilidade de realizar os atendimentos de mamografia previstos para este período, os mesmos serão reagendados. As secretárias do Centro de Imagens farão contato com as pacientes para oferecer novas datas e horários. Ressaltamos que, apesar de todas as dificuldades, o HU-FURG/Ebserh continua empenhado em realizar um atendimento humanizado e de qualidade a toda população, bem como em preservar a integridade de seus colaboradores.

 

Assessoria de Comunicação Social HU-FURG/Ebserh