Notícias Notícias

Voltar

HU- FURG participa de seminário do Apice On

Apice On

HU- FURG participa de seminário do Apice On

O projeto envolve 94 hospitais em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal

Profissionais da área de obstetrícia do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram, nos dias 21 e 22 de novembro do 1º Seminário Macrorregional Sul do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On).

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Apice On visa a qualificação de profissionais atuantes no âmbito da obstetrícia e neonatologia, propondo iniciativas para disseminar e implementar na rede pública boas práticas relacionadas à atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual e reprodutiva, além de cuidados com mulheres em situação de violência sexual.

No seminário, o Grupo Estratégico Local (GEL), equipe selecionada para levar o projeto para a instituição e coordenar a execução do projeto internamente pôde compartilhar experiências com profissionais atuantes em outros hospitais da região Sul, além de discutir as diretrizes do projeto, definindo rotinas de trabalho e desafios na proposição de mudanças. São membros do GEL do HU-FURG, as representantes da área de Obstetrícia: Tânia Maria Morais Vieira da Fonseca e Maria Jurema Bandeira Pontes; as representantes da área de Neonatologia: Flavia Figueiredo Briao e Fernanda Lucas Lopes de Meirelles Leite; a representante da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP): Geani Farias Machado Fernandes; o supervisor do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia: Arnildo Agostinho Hackenhaar; a representante do HU-FURG/EBSERH para coordenar o desenvolvimento das ações do projeto: Nalu Pereira Da Costa Kerber; e a representante da gestão local do SUS: Clarice Ana Della Vechia Hamilton.

Nessa edição, o seminário contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis e representantes da Secretaria Municipal de Porto Alegre, Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Associação de Obstetrícia e Ginecologia RS (SOGIRGS), Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Rio Grande do Sul (ABENFO) e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS).

 

Apice On
O projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On) tem o objetivo de qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos. O projeto envolve 94 hospitais em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Plataforma Apice On
Sendo um projeto de abrangência nacional, com cerca de 1000 profissionais envolvidos, o Apice On conta com uma plataforma de interação própria, com ambiente para compartilhamento de informações, divulgação de dados e estatísticas, acompanhamento de metas e diálogo com equipes. Lidianne Cruz, da equipe de Desenvolvimento Institucional do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi responsável pela apresentação do site aos participantes, disponível para acesso público na aba Apice On no Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz (http://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/). Foram demonstradas as funcionalidades disponíveis para integração entre os profissionais, o ambiente de comunicação social, contato e sistema de planejamento, monitoramento e avaliação.

 

Assessoria de Comunicação Social Apice ON e Assessoria de Comunicação Social HU-FURG/Ebserh