Notícias Notícias

Voltar

HU-FURG realiza II Seminário do Projeto Apice ON

OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA

HU-FURG realiza II Seminário do Projeto Apice ON

Evento de apresentação e discussão do Projeto Apice On

Na segunda-feira, 21 de maio, será realizado o II Seminário de Apresentação e Discussão do Projeto Apice ON no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O público alvo do evento são os profissionais da Obstetrícia, Neonatologia, Maternidade e demais serviços do HU-FURG, bem como a Rede Municipal de Saúde – Atenção Básica.

As temáticas abordadas serão: acolhida e apresentação do Projeto Apice ON, Diagnóstico com ênfase no Planejamento reprodutivo com o uso do DIU após cesárea e abortamento e nas Boas Práticas do Parto e Nascimento; Violência Sexual e Plenária Síntese. As palestras serão realizadas no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, com duas possibilidades de horário: das 8h às 12h ou das 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 12h do dia 18 de maio, na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), presencialmente, ou via telefone (53) 3233.8851 e pelo formulário eletrônico, disponível em:  https://goo.gl/forms/y0HIuI32XHPTW0rm1. Preencha seus dados corretamente para receber o certificado de participação do evento.

A organização do evento é do Grupo Estratégico Local (GEL) do HU-FURG: Geraldo Viana Santos, Kerolin Lopes Freitas, Rosana Loureiro, Arnildo Agostinho Hackenhaar, Fernanda Lucas Lopes de Meirelles Leite, Jeane Zanini da Rocha, Maria Jurema Bandeira Pontes, Marilice Magroski Gomes da Costa e Tânia Maria Morais Vieira da Fonseca.

 

Projeto Apice ON
O projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice ON) tem o objetivo de qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos. O projeto envolve mais de 90 hospitais em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Plataforma Apice On
Sendo um projeto de abrangência nacional, com cerca de 1000 profissionais envolvidos, o Apice On conta com uma plataforma de interação própria, com ambiente para compartilhamento de informações, divulgação de dados e estatísticas, acompanhamento de metas e diálogo com equipes. Lidianne Cruz, da equipe de Desenvolvimento Institucional do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi responsável pela apresentação do site aos participantes, disponível para acesso público na aba Apice On no Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz (http://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/). Foram demonstradas as funcionalidades disponíveis para integração entre os profissionais, o ambiente de comunicação social, contato e sistema de planejamento, monitoramento e avaliação.


Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assessoria de Comunicação Social HU-FURG/Ebserh