Notícias Notícias

Voltar

Seminário reuniu pesquisadores de renome internacional

Ensino e Pesquisa

Seminário reuniu pesquisadores de renome internacional

Pesquisadores da área de Saúde de renome internacional estiveram reunidos, nos dias 29 e 30 de novembro, no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para participarem do 1º Seminário de Pesquisa em Saúde. Com o tema: “Pesquisa na área da Saúde, retornos para o SUS”, o evento discutiu as contribuições e os impactos das pesquisas para o SUS, tendo como foco principal a produção científica realizada no HU-FURG. 

Entre os destaques do evento, estive o professor doutor Luís Alberto Romano, natural da Argentina, que realizou a palestra de abertura com o tema “Ética na Saúde e Pesquisa”, provocando uma reflexão sobre as relações entre os pacientes e trabalhadores da área da Saúde. Outro destaque, foi o professor Doutor, Linjie Zhang, com a palestra “Pesquisas clinicas em Pediatria no HU-FURG: retrospectiva 1998/2018 e perspectivas para o futuro”. Zhang tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, contando com diversos artigos publicados e pesquisas na área, bem como, contribui com a redação de revistas médicas nacionais e internacionais e no desenvolvimento de pesquisas internacionais. 

Além disso, foram abordados temas relacionados a resistência bacteriana, epidemiologia molecular das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), pesquisa em tuberculose e micobacterioses, doenças fúngicas, tecnologias de gestão e cuidado na área de Enfermagem, pesquisas clínicas em Pediatria, genética médica e assistência à gestação e ao parto. 

Conforme o coordenador do Seminário e chefe do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-FURG, Luís Fernando Guerreiro, o evento teve seus objetivos atingidos, pois auxiliou na divulgação das pesquisas realizadas no Hospital, tornando disponível dados, estudos e técnicas que irão qualificar o atendimento aos pacientes. “Foi um momento de troca de experiências para os 200 participantes do Seminário, incluindo trabalhadores do HU-FURG, estudantes e professores da Faculdade de Medicina e Enfermagem e da área da Saúde”, salientou Guerreiro. 

Encerrando o Seminário, a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-FURG, Marilice da Costa, ressaltou que a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-FURG irá promover outros eventos, incentivando a área de Ensino e Pesquisa e visando “fortalecer a troca de conhecimentos e experiências; formar alunos cada vez mais capacitados, e contribuir para a melhoria no atendimento aos usuários do SUS”.

O evento foi coordenado pela GEP do HU-FURG, em conjunto com os cursos de Pós-graduação da área da Saúde da FURG (Ciências da Saúde, Enfermagem e Saúde Pública). 

 

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh

Imagens: