Notícias Notícias

Voltar

Profissionais da UCM foram capacitados para tratar lesões por pressão em idosos

CAPACITAÇÃO

Profissionais da UCM foram capacitados para tratar lesões por pressão em idosos

Capacitação relativa ao POP 017/2018

No dia 18 de dezembro, os profissionais da Unidade de Clínica Médica (UCM) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram de capacitação para tratar lesões por pressão em idosos. O curso foi ministrado pela professora Bárbara Tarouco e acadêmicas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem/Saúde do Idoso (GEP-GERON) da Escola de Enfermagem da Furg.

O propósito da Ebserh, conforme o mapa estratégico 2018-2022, consiste em ensinar para transformar o cuidado. Nesse sentido e na tentativa de aumentar a integração dos profissionais entre o ensino, pesquisa e extensão, foi desenvolvido a capacitação para os profissionais da Clínica Médica com parceria da Universidade.

Durante a capacitação foi destacado a importância do trabalho multiprofissional e formas de prevenção às lesões. Foram abordados aspectos teóricos e práticos tais como: conceituação de lesão por pressão, fisiologia do envelhecimento e correlação com a lesão por pressão, caracterização e tipos de feridas, locais de maior incidência, estágios da lesão, materiais necessários e técnicas para realização dos curativos, condutas a serem tomadas em cada caso, bem como a técnica de desbridamento.

 


Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh