Amigas do HU Amigas do HU

Histórico das Amigas do HU


Em 25 de julho de 1994, a senhora Neusa Rocha da Senhora foi convidada pela Professora Enfermeira Adriana Dora da Fonseca a formar um grupo voluntário. Apoiadas pelo então diretor do Hospital Universitário, Dr. Ari Mossi Feris, e com o auxílio das enfermeiras: Elaine Miranda, Geane Machado e Helena Vaghetti, foram convidadas 15 mulheres da comunidade rio-grandina para iniciar o planejamento deste grupo de trabalho. O grupo foi denominado Associação das Amigas do Hospital Universitário de Rio Grande e registrado como uma entidade de fins filantrópicos. 

O primeiro passo foi descobrir as necessidades mais prementes, que eram diversas, tais como: roupa de cama, travesseiros, toalhas, fraldas, aparelhos de pressão e outros. O segundo passo: conseguir recursos financeiros. Foram feitas muitas visitas às indústrias e casas de comércio locais e surgiram algumas pessoas dispostas a ajudar, doando quantias mensais. Como isso não era suficiente, surgiu a ideia de realizar eventos que hoje são consolidados, pois a comunidade sempre contribui, apoia e prestigia: desfiles de modas, almoços, jantares e bazares. 

Ao longo dos anos, as Amigas do HU estão constantemente em contato com a entidade para verificar as necessidades e já contribuíram com a aquisição de ar-condicionado para o Berçário, nebulizadores, televisores, cobertores, panelas, fogões, uniformes para enfermagem, roupas especiais para o bloco cirúrgico e obstétrico, monitor cardíaco, gerador e tantas outras coisas. Lembrando que as roupas do bloco cirúrgico, assim como lençóis, fronhas e toalhas, têm uma vida útil de no máximo quatro meses. As Amigas do HU auxiliam na constante reposição, pois adquirem o tecido para os lençóis e toalhas e entregam para serem confeccionados na costuraria do Hospital. 

Uma ação que é marca registrada do grupo é a doação de fraldas, como elas mesmas relatam: “Vimos que as fraldas que confeccionávamos tinha uma vida útil muito curta, depois de passar pelo processo de lavagem e desinfecção. Revolvemos partir para a compra de fraldas descartáveis, diminuindo também o perigo de infecção hospitalar e até hoje são compradas semanalmente mil fraldas descartáveis para a UTI Neonatal e Pediatria”. Elas também confeccionam enxovais para crianças carentes e que são distribuídos na Pediatria. 

 

Para 2017, as atividades previstas e que visam arrecadar fundos são:
– Queijos e Vinhos, 03 de Junho

– Feijão Amigo, 20 de Agosto 

– Tarde das Tortas, 07 de Outubro

– Bazar de artesanato (confecção própria) no Balneário Cassino, 02 e 03 de Dezembro.

 

Acompanhe as doações:

  • Janeiro: fraldas e enxovais para bebês
  • Fevereiro: fraldas e enxovais para bebês
  • Março: enxovais para bebês
  • Abril: materiais para a Cozinha/Nutrição
  • Maio: materiais para a Cozinha/Nutrição e enxovais para bebês
  • Junho: materiais e equipamentos para Cozinha/Nutrição, Banco de Leite Humano, Maternidade, Centro Obstétrico, UTI Neonatal e Pediátrica,; e enxovais para bebês