Psicologia Organizacional Psicologia Organizacional

Psicologia Organizacional

A Psicologia Organizacional refere-se ao desenvolvimento e a aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho, preocupando-se em compreender o comportamento individual e coletivo dos funcionários e assim, propor ações que gerem maior qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O psicólogo organizacional ocupa-se em estudar e atuar como facilitador das relações entre as pessoas e a organização, contribuindo para o desenvolvimento de ambas. Para tanto, intervém nos processos de trabalho, na cultura organizacional, nos intercâmbios comunicativos e em muitos outros elementos da organização.

A Psicologia organizacional preocupa-se verdadeiramente com os colaboradores, pois sabe da  importância em reconhecer o mérito do talento humano, ocupando-se em desenvolver estratégias de desenvolvimento e retenção dos recursos humanos, tendo por objetivo básico alinhar as políticas de Gestão de Pessoas com as estratégias de melhorias e crescimento do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Côrrea Jr.

O profissional avalia o ambiente de trabalho, analisando os aspectos psicológicos e operacionais, ou seja, as características do trabalho e suas consequências, por ex: estresse, doenças ocupacionais, análise do perfil dos trabalhadores, objetivando uma construção positiva para o funcionário e para o HU.

Além disso, com a diversidade cultural nas Organizações: o psicólogo organizacional atua no planejamento e intervenção em focos de conflitos internos devido a diferenças de personalidades, grupos étnicos, preferências sexuais, gênero, idade, religião, entre outros, através de pesquisas do clima interno e da cultura organizacional.

Para a Psicologia Organizacional o objetivo sempre dirá respeito à PESSOAS. Suas atividades serão sempre focadas para alguma alteração nas ações humanas, de forma a atuar como facilitador para uma autodescoberta que apoie o crescimento pessoal e a liberação do potencial de cada indivíduo para melhoria de seu desempenho.

Ademais este setor visa a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) que significa um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, no ambiente de trabalho, visando propiciar condições  de desenvolvimento humano durante a realização do trabalho.

A QVT envolve uma constelação de fatores, o reconhecimento por alcançar resultados, o salário, os benefícios. O relacionamento do grupo, o ambiente Psicológico e Físico dentro do trabalho, o poder de decisão e a participação. Afeta atitudes pessoais e estimula a produtividade individual, a motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudança no ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou de aceitar mudanças.

O trabalho é vital e pode ser visto como inseparável na vida do indivíduo, desse modo, a satisfação no trabalho não pode ser isolada da vida do colaborador como um todo.

Fonte:  Manual de Psicologia Organizacional (Conselho Regional do Paraná)

psicologado.com

rhevistarh.com.br

 

Psicóloga Organizacional: Tássia Soares

Horário de atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Contato: (53) 3233.0312