Setor de Gestão do Ensino Setor de Gestão do Ensino

Setor de Gestão do Ensino

O Setor de Gestão do Ensino do HU-FURG é responsável por organizar e viabilizar as atividades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação da FURG e de outras instituições de ensino, ofertando cenários de excelência à formação, além de fomentar a oferta e a manutenção de programas de Residência Médica e Multiprofissional, ensino e extensão em parceria com as Unidades Acadêmicas da FURG.

Ainda cabe ao Setor de Gestão do Ensino prover as condições favoráveis ao desenvolvimento de Projetos de Ensino e Extensão, desenvolvidos no HU e que permitem aos acadêmicos atuarem de forma indissociada do ensino e da pesquisa, para a transformação da realidade social em que estão inseridos.
Nesse sentido, com intuito de oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, a GEP vem instituindo seus fluxos, em acordo com as Unidades Acadêmicas de forma a facilitar a tramitação de projetos e ações acadêmicas no HU-FURG.

 

FLUXO PARA REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG

Objetivo: Orientar o processo de submissão, avaliação e aprovação de projetos de ensino e extensão no HU-FURG de forma a prover os melhores recursos para o desenvolvimento dos mesmos, permitindo o monitoramento de indicadores, a avaliação das ações realizadas e o feedback para comunidade, órgãos e instituições afins.

 

PROJETOS FURG

Coordenador do Projeto: Elabora o projeto e cadastra no SISProj ( https://sistemas.furg.b) encaminhando a cópia do Projeto e o formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HUFURG, que encontra-se no site da Gerência de Ensino e Pesquisa do HUFURG (site: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1), enviando os mesmos  para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;

GEP: Recebe o e-mail com as informações do projeto, encaminhando de mesmo para a análise e aprovação da área técnica, que verificará as condições necessárias para viabilização do projeto- (Tempo estimado 48hs úteis);

Área Técnica: Realiza a análise do projeto e emite parecer no formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, encaminhando a GEP para parecer final da Gerente de Ensino e Pesquisa (Tempo estimado – 5 dias úteis);

GEP: Após finalização do parecer de aprovação do projeto, produz cópia digital do formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, enviando o mesmo para a coordenador do projeto (Tempo estimado 48hs úteis); 

Coordenador do Projeto: Anexa o aceite emitido pela GEP no SISProj e finaliza o processo de tramitação na sua unidade de origem, emitindo a GEP por e-mail ( gep.hufurg@ebserh.gov.br) aprovação da unidade para realização do projeto, o cadastro dos envolvidos ( caso não possuam) e as apólices de seguro dos estudantes;

GEP: Arquiva documentação digital do projeto, realiza impressão de crachás e comunica a(s) unidade(s) envolvidas sobre o início das atividades (Tempo estimado 48hs úteis) ;

Coordenador do Projeto: Envia relatório parcial/ final das atividades, registrado no SISProj.

Observação: Quando os projetos de extensão forem propostos por técnicos do HU, a aprovação no SISProj será realizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa.

 

PROJETOS DE INSTITUIÇÕES EXTERNAS

Coordenador do Projeto: Encaminha o Projeto com a ciência do Dirigente/Responsável da Instituição/Curso e  o formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, que encontra-se no site da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-FURG (site: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1), enviando os mesmos  para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;

Obs: Verificar junto a GEP a necessidade de convênio interinstitucional, antes de iniciar o processo.

GEP: Recebe o e-mail com as informações do projeto, encaminhando de mesmo para a análise e aprovação da área técnica, que verificará as condições necessárias para viabilização do projeto- (Tempo estimado 48hs úteis);

Área Técnica: Realiza a análise do projeto e emite parecer no formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, encaminhando a GEP para parecer final da Gerente de Ensino e Pesquisa (Tempo estimado – 5 dias úteis);

GEP: Após finalização do parecer de aprovação do projeto, produz cópia digital do formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, enviando o mesmo para a coordenador do projeto (Tempo estimado 48hs úteis); 

Coordenador do Projeto: Realiza o cadastro dos envolvidos (caso não possuam) e as apólices de seguro dos estudantes, docentes e técnicos envolvidos, encaminhando os mesmos para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;

GEP: Arquiva documentação digital do projeto, realiza impressão de crachás e comunica a(s) unidade(s) envolvidas sobre o início das atividades (Tempo estimado 48h úteis) ;

Coordenador do Projeto: Envia relatório parcial/ final das atividades.

Fluxo para realização de estágios e atividades práticas no HU-FURG

 

Objetivo: Regular o fluxo de realização de estágios obrigatórios na instituição.

 

1. Atividades práticas - Supervisão Docente - Alunos FURG

Unidade Acadêmica: Acessa página da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-FURG (http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1) e preenche o Cronograma de Atividades Práticas e envia à GEP com antecedência de um mês antes do início do ano letivo (podendo ser enviado semestralmente ou anualmente). Organiza e preenche o Cadastro do Estudante enviando estes documentos a GEP por e-mail (gep.hufurg@ebserh.gov.br);

GEP: Organiza as informações fornecidas pela Unidade Acadêmica e informa as equipes por meio de memorando interno, sobre a realização das atividades

 

 

2.Estágios Acadêmicos 5º e 6º Ano Curso de Medicina

Estagiário/Unidade Acadêmica: Acessa página da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-FURG (http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1) e preenche o Cadastro do Estudante (caso o estudante não possua) e o Termo de Compromisso de Estágio  Obrigatório Individual (TCE), enviando os arquivos digitais para o e-mail da GEP (gep.hufurg@ebserh.gov.br) ou entregando-os fisicamente no local;

GEP: Contata a área técnica para ciência e aprovação do estágio, quando necessário, assina o TCE e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido), informando que os documentos estão à disposição para registro das assinaturas do Estagiário e da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);

Unidade Acadêmica: Assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual e elabora o Plano de Atividades, encaminhando a documentação para a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);

Unidade Acadêmica: Após retorno da documentação da PRAE, envia para a GEP cópia, preferencialmente, digital do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, e do Plano de Atividades (Tempo Estimado - Até 48h antes do estágio começar);

GEP: Arquiva cópias digitais ou físicas, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir da Unidade Acadêmica).

 

 

3. Estágios Acadêmicos 9º e 10º semestre Enfermagem

Estagiário/Unidade Acadêmica: Acessa página da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-FURG (http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1) e preenche o Cadastro do Estudante (caso o estudante não possua), o Termo de Compromisso de Estágio  Obrigatório Individual e a Solicitação de Supervisão de Estágio, enviando os arquivos digitais para o e-mail da GEP (gep.hufurg@ebserh.gov.br) ou entregando-os fisicamente no local;

GEP: Encaminha a Solicitação de Supervisão de Estágio para área técnica, para aprovação. Quando o estágio for aprovado, a gerência assina o TCE e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido), informando que os documentos estão à disposição para registro das assinaturas do Estagiário e da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);

Unidade Acadêmica: Assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, assina a ciência na Solicitação de Supervisão de Estágio  e elabora o Plano de Atividades, encaminhando a documentação para a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);

Unidade Acadêmica: Envia para a GEP cópia, preferencialmente, digital do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, da Solicitação de Supervisão de Estágio e do Plano de Atividades (Tempo Estimado - Até 48h antes do estágio começar);

GEP: Arquiva cópias digitais ou físicas, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir da Unidade Acadêmica).

Docente/Supervisor EEnf: Registra a presença do aluno e avaliação do estagiário em instrumentos próprios.

GEP: Emite Declaração de Supervisão de Estágio para o técnico da área. (Tempo estimado- Até 10 dias úteis após a entrega da documentação pelo estagiário)

 

 

4. Estágio de Conclusão de Curso Demais Áreas FURG

Estagiário/Unidade Acadêmica: Acessa página da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-FURG (http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1) e preenche o Cadastro do Estudante (caso o estudante não possua), o Termo de Compromisso de Estágio  Obrigatório Individual e a Solicitação de Supervisão de Estágio, enviando os arquivos digitais para o e-mail da GEP (gep.hufurg@ebserh.gov.br) ou entregando-os fisicamente no local;

GEP: Encaminha a Solicitação de Supervisão de Estágio para área técnica, para aprovação. Quando o estágio for aprovado, a gerência assina o TCE e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido), informando que os documentos estão à disposição para registro das assinaturas do Estagiário e da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);

Unidade Acadêmica: Assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, assina a ciência na Solicitação de Supervisão de Estágio e elabora o Plano de Atividades, encaminhando a documentação para a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);

Unidade Acadêmica: Envia para a GEP cópia, preferencialmente, digital do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, da Solicitação de Supervisão de Estágio e do Plano de Atividades (Tempo Estimado - Até 48h antes do estágio começar);

GEP: Arquiva cópias digitais ou físicas, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir da Unidade Acadêmica).

Supervisor Técnico HU: Registra a presença do aluno e avaliação do estagiário em instrumentos fornecidos pela Unidade Acadêmica ou pela GEP (Tempo estimado- Até 5 dias úteis após finalização do estágio);

Estagiário: Entrega documentação de finalização do estágio na GEP.

GEP: Emite Declaração de Supervisão de Estágio para o técnico da área e Declaração de Realização do Estágio para o estagiário. (Tempo estimado- Até 10 dias úteis após a entrega da documentação pelo estagiário)

 

 

5. Estágios Individual para alunos externos à FURG

Estagiário: Acessa página da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-FURG (http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1) e preenche o Cadastro de Estudante, o Termo de Compromisso de Estágio  Obrigatório Individual e a Solicitação de Supervisão de Estágio, enviando os arquivos digitais para o e-mail da GEP (gep.hufurg@ebserh.gov.br) ou entregando-os fisicamente no local;

Obs.: Verificar junto a GEP a necessidade de convênio interinstitucional, antes de iniciar o processo.

GEP: Encaminha a Solicitação de Supervisão de Estágio para área técnica, para aprovação. Quando o estágio for aprovado, a gerência assina o TCE e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido), informando que os documentos estão à disposição para registro das assinaturas do Estagiário e da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);

Instituição de Ensino (IE): Assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, assina a ciência na Solicitação de Supervisão de Estágio, elabora e encaminha o Plano de Atividades, preferencialmente de forma digital

GEP: Arquiva cópias digitais ou físicas, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno.

Supervisor: Registra a presença do aluno e avaliação do estagiário em instrumentos fornecidos pela Unidade Acadêmica ou pela GEP (Tempo estimado- Até 5 dias úteis após finalização do estágio);

Estagiário: Entrega documentação de finalização do estágio na GEP e o crachá.

GEP: Emite Declaração de Supervisão de Estágio para o técnico da área e Declaração de Realização do Estágio para o estagiário. (Tempo estimado- Até 5 dias úteis após a entrega da documentação pelo estagiário)

 

 

6. Estágios em Grupo para instituições externas à FURG - Supervisão Docente

Instituição de Ensino: Solicita a GEP a formalização de convênio, encaminhando por oficio a necessidade anual de campos de estágio;

GEP: Orienta sobre a tramitação de convênios;

Instituição de Ensino: Após a formalização do convênio, encaminha cópia do documento a GEP e juntamente com o Cronograma de Atividades Práticas, enviando a GEP com antecedência de um mês antes do início do ano letivo (podendo ser enviado semestralmente, caso haja alterações)

GEP: Organiza as informações fornecidas pela IE e informa as equipes por meio de memorando interno, sobre a realização do estágio;

Instituição de Ensino: Preenche o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório, colhendo as assinaturas dos envolvidos. Organiza as fichas de Cadastro dos Estagiários e docentes supervisores, enviando estes documentos a GEP (meio digital);

Obs.: O TCE utilizado pode ser o documento padrão da Instituição de Ensino.

GEP: Assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Coletivo, encaminha a via da IE e arquiva uma cópia.

Objetivo: Orientar o processo de realização de eventos científicos no HU-FURG de forma a prover apoio ao desenvolvimento dos mesmos, permitindo o monitoramento de indicadores, a avaliação das ações realizadas e o feedback para comunidade, órgãos e instituições afins.

 

Coordenador do Evento: Elabora a proposta de evento e encaminha o formulário de FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH, que encontra-se no site da Gerência de Ensino e Pesquisa do HUFURG (site: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1), enviando os mesmos  para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;

GEP: Recebe o e-mail com as informações do Evento Científico, procedendo a análise e aprovação de viabilidade e dos materiais de divulgação. Após finalização da análise, caso não haja necessidade de adequação da proposta e/ou materiais de divulgação, emite parecer de Registro do Evento, produz cópia digital do FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH, enviando o mesmo para a coordenador do Evento (Tempo estimado 10 dias úteis). Caso sejam necessárias alterações na proposta e/ou materiais de divulgação, emite parecer com as orientações de adequação (Tempo estimado 10 dias úteis).

Coordenador do Evento: Caso não tenham sido solicitadas alterações na proposta e/ou materiais de divulgação, disponibilizar material de divulgação (por meio digital) e programação final no prazo máximo de 30 (trinta) dias antes do evento, pelo e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br. Se solicitadas alterações na proposta ou materiais de divulgação, reenviar os mesmos para a GEP para nova análise, no prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis após a solicitação de adequação, pelo e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br.

GEP: Arquiva documentação digital do Evento, encaminha materiais de divulgação para a Unidade de Comunicação Social para proceder a divulgação entre os servidores do HU-FURG por e-mail e/ou nos murais institucionais (cartazes, folders e etc.) (se solicitado no FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH).

Coordenador do Evento: Procede encaminhamento dos dados da inscrição dos participantes caso tenha sido solicitada para a GEP a confecção dos certificados/declaração de participação no FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH), após o término imediato do evento, contendo o nome completo dos participantes e o e-mail para posterior encaminhamento do certificado digital.

GEP: Se solicitado no FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH), e encaminhado em tempo hábil, procede a confecção dos certificados/declaração de participação, encaminhando-os por e-mail aos participantes.

Coordenador do Projeto: Envia relatório final do Evento.