Setor de Gestão do Ensino Setor de Gestão do Ensino

Setor de Gestão do Ensino

O Setor de Ensino do HU-FURG/EBSERH é composto pelas Unidades de Gerenciamento de Atividade de Graduação e Ensino Técnico e Unidade de Gerenciamento de Atividade de Pós-Graduação.

O objetivo principal do Setor de Ensino é oferecer condições e apoiar a formação de excelência dos estudantes das áreas da saúde e afins, dos cursos de graduação e pós-graduação, que tem o HU-FURG/EBSERH como campo de prática, tais como: estágios/internatos curriculares, visitas técnicas, atividades práticas supervisionadas, residências médicas e multiprofissionais, atividades de extensão no HU que interagem com a comunidade por meio de programas e projetos conjuntamente com a FURG. Vale salientar a consonância entre as atividades de ensino e as políticas públicas de saúde e do SUS preconizadas no HU-FURG/EBSERH.

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art. 1º  da  LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008.

Os estágios proporcionam ao estudante regularmente matriculado em instituição de ensino superior ou curso técnico do ensino médio, vivências em sua área de formação, objetivando estabelecer relações entre teoria e prática. Os estágios são oferecidos em diversas áreas e estão diretamente relacionados aos serviços, programas e projetos do Hospital Universitário da FURG. 

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP)  atua em consonância com a LEI Nº 11.788 e Instrução Normativa Conjunta 01/2016 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis que tratam da regulamentação de estágios na instituição. Em virtude dos critérios estabelecidos na legislação vigente o HU oportuniza apenas a  modalidade de Estágio Obrigatório. A GEP tem a máxima satisfação em receber estudantes da FURG e de outras instituições realizando a acolhida dos mesmos. Na acolhida, além das boas vindas ao estagiário, é apresentada a estrutura de gestão do HU, as normativas do estágio e aspectos importantes da NR 32 indispensáveis para a proteção do estudante e segurança do paciente. 

 

ATENÇÃO: O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SOMENTE PODERÁ SER INICIADO APÓS A ENTREGA DOS DOCUMENTOS DEVIDAMENTE ASSINADOS
Termo de Compromisso Individual de Estágio (3 vias)
Plano de Trabalho
Cadastro do Estudante

 

LEIA:
LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008
INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA  Nº 1/2016 DA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

O Hospital Universitário está aberto  a receber profissionais, estudantes ou grupos de outras instituições, mas é necessário agendar com antecedência na Gerência de Ensino e Pesquisa. A visita poderá ser de duas modalidades:

  • Geral: nesta visita é apresentada a estrutura do HU, com o acompanhamento de um profissional local. Inicialmente ocorre a apresentação de material institucional e posteriormente visita às unidades e serviços do dependências.
  • Direcionada: visita específica para grupos que  tem interesse em conhecer um serviço específico. O serviço é apresentado pelo profissional responsável do local.
 
Procedimentos:

Os interessados necessitarão encaminhar a solicitação de visita para o e-mail gephufurg@gmail.com com antecedência de 30 dias. Os grupos poderão ser constituídos por no máximo 15 pessoas. A confirmação será realizada através de e-mail e telefone, em até 07 dias úteis. A solicitação deverá conter os seguintes dados:

Instituição:
Curso:
Semestre/Turma:
Profissional / professor  responsável:
Registro Profissional:
E-mail:
Telefone:
Celular p/contato:
 
DADOS SOBRE A VISITA
Data desejada:
Turno:
Horário:
Setor:
N° de pessoas:
Objetivo da Visita:
Nome do Responsável pelo Preenchimento:
E-mail:
Telefone:
Data / solicitação: