Setor de Gestão do Ensino Setor de Gestão do Ensino

Setor de Gestão do Ensino

O Setor de Gestão do Ensino do HU-FURG é responsável por organizar e viabilizar as atividades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação da FURG e de outras instituições de ensino, ofertando cenários de excelência à formação, além de fomentar a oferta e a manutenção de programas de Residência Médica e Multiprofissional, ensino e extensão em parceria com as Unidades Acadêmicas da FURG.

Ainda cabe ao Setor de Gestão do Ensino prover as condições favoráveis ao desenvolvimento de Projetos de Ensino e Extensão, desenvolvidos no HU e que permitem aos acadêmicos atuarem de forma indissociada do ensino e da pesquisa, para a transformação da realidade social em que estão inseridos.
Nesse sentido, com intuito de oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, a GEP vem instituindo seus fluxos, em acordo com as Unidades Acadêmicas de forma a facilitar a tramitação de projetos e ações acadêmicas no HU-FURG.

Para que você conheça um pouco mais sobre a estrutura e as normas administrativas, de funcionamento e de condutas adotadas em nossa instituição, o Setor de Gestão do Ensino disponibiliza o Guia para Residentes e Estagiários.

 

FLUXO PARA REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG

Objetivo: Orientar o processo de submissão, avaliação e aprovação de projetos de ensino e extensão no HU-FURG de forma a prover os melhores recursos para o desenvolvimento dos mesmos, permitindo o monitoramento de indicadores, a avaliação das ações realizadas e o feedback para comunidade, órgãos e instituições afins.

 

PROJETOS FURG

Coordenador do Projeto: Elabora o projeto e cadastra no SISProj (https://sistemas.furg.b) encaminhando a cópia do Projeto e o formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HUFURG, que encontra-se no site da Gerência de Ensino e Pesquisa do HUFURG (site: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1), enviando os mesmos  para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;

GEP: Recebe o e-mail com as informações do projeto, encaminhando de mesmo para a análise e aprovação da área técnica, que verificará as condições necessárias para viabilização do projeto- (Tempo estimado 48hs úteis);

Área Técnica: Realiza a análise do projeto e emite parecer no formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, encaminhando a GEP para parecer final da Gerente de Ensino e Pesquisa (Tempo estimado – 5 dias úteis);

GEP: Após finalização do parecer de aprovação do projeto, produz cópia digital do formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, enviando o mesmo para a coordenador do projeto (Tempo estimado 48hs úteis); 

Coordenador do Projeto: Anexa o aceite emitido pela GEP no SISProj e finaliza o processo de tramitação na sua unidade de origem, emitindo a GEP por e-mail ( gep.hufurg@ebserh.gov.br) aprovação da unidade para realização do projeto, o cadastro dos envolvidos ( caso não possuam) e as apólices de seguro dos estudantes;

GEP: Arquiva documentação digital do projeto, realiza impressão de crachás e comunica a(s) unidade(s) envolvidas sobre o início das atividades (Tempo estimado 48hs úteis) ;

Coordenador do Projeto: Envia relatório parcial/ final das atividades, registrado no SISProj.

Observação: Quando os projetos de extensão forem propostos por técnicos do HU, a aprovação no SISProj será realizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa.

 

PROJETOS DE INSTITUIÇÕES EXTERNAS

Coordenador do Projeto: Encaminha o Projeto com a ciência do Dirigente/Responsável da Instituição/Curso e  o formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, que encontra-se no site da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-FURG (site: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1), enviando os mesmos  para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;

Obs: Verificar junto a GEP a necessidade de convênio interinstitucional, antes de iniciar o processo.

GEP: Recebe o e-mail com as informações do projeto, encaminhando de mesmo para a análise e aprovação da área técnica, que verificará as condições necessárias para viabilização do projeto- (Tempo estimado 48hs úteis);

Área Técnica: Realiza a análise do projeto e emite parecer no formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, encaminhando a GEP para parecer final da Gerente de Ensino e Pesquisa (Tempo estimado – 5 dias úteis);

GEP: Após finalização do parecer de aprovação do projeto, produz cópia digital do formulário de SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NO HU-FURG, enviando o mesmo para a coordenador do projeto (Tempo estimado 48hs úteis); 

Coordenador do Projeto: Realiza o cadastro dos envolvidos (caso não possuam) e as apólices de seguro dos estudantes, docentes e técnicos envolvidos, encaminhando os mesmos para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;

GEP: Arquiva documentação digital do projeto, realiza impressão de crachás e comunica a(s) unidade(s) envolvidas sobre o início das atividades (Tempo estimado 48h úteis) ;

Coordenador do Projeto: Envia relatório parcial/ final das atividades.

Fluxo para realização de estágios e atividades práticas no HU-FURG
 
Objetivo: Regular o fluxo de realização de estágios obrigatórios e de atividades práticas na instituição.


 
1. Atividades práticas - Supervisão Docente - Alunos FURG


ETAPA 1: A Unidade Acadêmica preenche o Cronograma de Atividades Práticas e o Cadastro do Estudante e envia estes documentos à GEP com antecedência de um mês antes do início do ano letivo (podendo estes serem enviados semestralmente ou anualmente) pelo e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;


ETAPA 2: A GEP organiza as informações fornecidas pela Unidade Acadêmica e informa as equipes por meio de memorando interno, sobre a realização das atividades;
 
 
2. Estágios Acadêmicos 5º e 6º Ano Curso de Medicina


ETAPA 1: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche o Cadastro do Estudante (caso o estudante não possua o mesmo junto a GEP) e envia o arquivo digital para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br.


ETAPA 2: O Estagiário/Unidade Acadêmica imprime o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE) (3 vias), preenche, assina e entrega fisicamente na GEP, antes do início do estágio, juntamente com o Plano de Trabalho/Atividades a ser desenvolvido.


ETAPA 3: A GEP contata a área técnica para ciência e aprovação do estágio, quando necessário, assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Indiviodual (TCE) e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido), informando que os documentos estão à disposição para registro e assinatura  da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);


ETAPA 4: A Unidade Acadêmica encaminha o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual  (já assinado pela GEP) e o Plano de Trabalho/Atividades para a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);


ETAPA 5: Após retorno da documentação da PRAE, a Unidade Acadêmica envia para a GEP, por meio digital, o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, e do Plano de Atividades (Tempo Estimado - Até 48h antes do estágio começar);


ETAPA 6: A GEP  arquiva cópias digitais, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir crachá fornecido pela Unidade Acadêmica).


 
3. Estágios Acadêmicos 9º e 10º semestre Enfermagem


ETAPA 1: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche o Cadastro do Estudante (caso o estudante não possua o mesmo junto a GEP) e envia o arquivo digital para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br.


ETAPA 2: O Estagiário/Unidade Acadêmica imprime o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE), em três vias, preenche, assina e entrega fisicamente na GEP, antes do início do estágio, juntamente com o Plano de Trabalho/Atividades a ser desenvolvido.


ETAPA 3: A GEP encaminha a Solicitação de Supervisão de Estágio para área técnica, para aprovação. Quando o estágio for aprovado a assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido), informando que os documentos estão à disposição para registro e assinatura da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);


ETAPA 4: A Unidade Acadêmica assina a ciência na Solicitação de Supervisão de Estágio encaminha o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (já assinado pela GEP) e o Plano de Trabalho/Atividades para a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);


ETAPA 5: Após retorno da documentação da PRAE, a Unidade Acadêmica envia para a GEP, por meio digital, o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, da Solicitação de Supervisão de Estágio e do Plano de Atividades (Tempo Estimado - Até 48h antes do estágio começar);


ETAPA 6: A GEP arquiva cópias digitais, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir crachá fornecido pela Unidade Acadêmica);


ETAPA 7: O Docente/Supervisor EEnf registra a presença do aluno e avaliação do estagiário em instrumentos próprios;


ETAPA 8: A GEP emite Declaração de Supervisão de Estágio para o técnico da área. (Tempo estimado- Até 10 dias úteis após a entrega da documentação pelo estagiário).
 


4. Estágio de Conclusão de Curso Demais Áreas FURG


ETAPA 1: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche o Cadastro do Estudante (caso o estudante não possua o mesmo junto a GEP) e envia o arquivo digital para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br.


ETAPA 2: O Estagiário/Unidade Acadêmica imprime o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE), em tês vias, e a Solicitação de Supervisão de Estágio, preenche, assina e entrega fisicamente na GEP, antes do início do estágio, juntamente com o Plano de Trabalho/Atividades a ser desenvolvido.


ETAPA 3: A GEP encaminha a Solicitação de Supervisão de Estágio para área técnica, para aprovação. Quando o estágio for aprovado a assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido), informando que os documentos estão à disposição para registro e assinatura do Estagiário e da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);


ETAPA 4: A Unidade Acadêmica assina a ciência na Solicitação de Supervisão de Estágio e encaminha o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (já assinado pela GEP) e o Plano de Trabalho/Atividades para a Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE);


ETAPA 6: Após retorno da documentação da PRAE, a Unidade Acadêmica envia para a GEP, por meio digital, o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual, da Solicitação de Supervisão de Estágio e do Plano de Atividades (Tempo Estimado - Até 48h antes do estágio começar);


ETAPA 7: A GEP arquiva cópias digitais, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir crachá fornecido pela Unidade Acadêmica);


ETAPA 8: o Supervisor Técnico HU registra a presença e avaliação do estagiário em instrumentos fornecidos pela Unidade Acadêmica ou no Registro de Presenças da GEP;


ETAPA 9: o Estagiário entrega documentação de finalização do estágio na GEP.


ETAPA 10: A GEP emite Declaração de Supervisão de Estágio para o técnico da área e a Declaração de Realização do Estágio para o estagiário. (Tempo estimado- Até 10 dias úteis após a entrega da documentação pelo estagiário).

 

 
5. Estágios Individual para alunos externos à FURG


ETAPA 1: O Estagiário/Unidade Acadêmica verificar junto a GEP a necessidade de convênio interinstitucional, antes de iniciar o processo.


ETAPA 2: O Estagiário/Unidade Acadêmica preenche o Cadastro do Estudante e envia o arquivo digital para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br.


ETAPA 3: O Estagiário/Unidade Acadêmica imprime o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE), em tês vias, e a Solicitação de Supervisão de Estágio, preenche, assina e entrega fisicamente na GEP, antes do início do estágio, juntamente com o Plano de Trabalho/Atividades a ser desenvolvido.


ETAPA 4: A GEP encaminha a Solicitação de Supervisão de Estágio para área técnica, para aprovação. Quando o estágio for aprovado, assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual e encaminha e-mail ao aluno (conforme cadastro previamente preenchido), informando que os documentos estão à disposição para registro e assinatura da Instituição de Ensino (Tempo estimado 5 dias úteis);


ETAPA 5: A Instituição de Ensino (IE) assina a Solicitação de Supervisão de Estágio, e encaminha este documento juntamente com o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (com inclusão do Plano de Atividades) de forma digital para a GEP, pelo e-mail: gep.hufurg@ebserh.gov.br.


ETAPA 6: A GEP arquiva cópias digitais, alimenta planilha de alunado e emite crachá de identificação do aluno (quando este não possuir crachá fornecido pela Unidade Acadêmica);


ETAPA 7: o Supervisor Técnico HU registra a presença e avaliação do estagiário em instrumentos fornecidos pela Unidade Acadêmica ou no Registro de Presenças da GEP;


ETAPA 8: o Estagiário entrega documentação de finalização do estágio e o crachá na GEP.


ETAPA 9: A GEP emite Declaração de Supervisão de Estágio para o técnico da área e a Declaração de Realização do Estágio para o estagiário. (Tempo estimado- Até 10 dias úteis após a entrega da documentação pelo estagiário).


Observação: Em situações excepcionais (alunos de intercâmbio, mobilidade e estágio eletivo/opcional) em que se aceite o encaminhamento por meio digital do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (com inclusão do Plano de Atividades), é obrigatória a entrega dos documentos originais antes de iniciar o estágio.

 


6. Estágios em Grupo para instituições externas à FURG - Supervisão Docente


ETAPA 1: A Instituição de Ensino solicita a GEP a formalização de convênio, encaminhando por oficio a necessidade anual de campos de estágio;


ETAPA 2:  A GEP orienta sobre a tramitação de convênios;


ETAPA 3: A Instituição de Ensino encaminha cópia do documento a GEP após a formalização do convênio, juntamente com o Cronograma de Atividades Práticas, com antecedência de um mês antes do início do ano letivo (podendo ser enviado semestralmente, caso haja alterações);


ETAPA 4: A GEP organiza as informações fornecidas pela IE e informa as equipes, por meio de memorando interno, sobre a realização do estágio;


ETAPA 5: A Instituição de Ensino preenche o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Individual (TCE), em tês vias, colhendo as assinaturas dos envolvidos e entrega fisicamente na GEP.


ETAPA 6: A Instituição de Ensino organiza as fichas e o Cadastro do Estudante e Cadastro de Supervisor/Pesquisador, enviando estes documentos por meio digital à GEP pelo e-mail: gep.hufurg@ebserh.gov.br.

Obs.: O TCE utilizado pode ser o documento padrão da Instituição de Ensino.


ETAPA 7: A GEP assina o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório, arquiva uma cópia e encaminha uma via para a IE.

 

 

Objetivo: Orientar o processo de realização de eventos científicos no HU-FURG de forma a prover apoio ao desenvolvimento dos mesmos, permitindo o monitoramento de indicadores, a avaliação das ações realizadas e o feedback para comunidade, órgãos e instituições afins.

 

Coordenador do Evento: Elabora a proposta de evento e encaminha o formulário de FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH, que encontra-se no site da Gerência de Ensino e Pesquisa do HUFURG (site: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-furg/setor-de-gestao-do-ensino1), enviando os mesmos  para o e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br;

GEP: Recebe o e-mail com as informações do Evento Científico, procedendo a análise e aprovação de viabilidade e dos materiais de divulgação. Após finalização da análise, caso não haja necessidade de adequação da proposta e/ou materiais de divulgação, emite parecer de Registro do Evento, produz cópia digital do FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH, enviando o mesmo para a coordenador do Evento (Tempo estimado 10 dias úteis). Caso sejam necessárias alterações na proposta e/ou materiais de divulgação, emite parecer com as orientações de adequação (Tempo estimado 10 dias úteis).

Coordenador do Evento: Caso não tenham sido solicitadas alterações na proposta e/ou materiais de divulgação, disponibilizar material de divulgação (por meio digital) e programação final no prazo máximo de 30 (trinta) dias antes do evento, pelo e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br. Se solicitadas alterações na proposta ou materiais de divulgação, reenviar os mesmos para a GEP para nova análise, no prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis após a solicitação de adequação, pelo e-mail gep.hufurg@ebserh.gov.br.

GEP: Arquiva documentação digital do Evento, encaminha materiais de divulgação para a Unidade de Comunicação Social para proceder a divulgação entre os servidores do HU-FURG por e-mail e/ou nos murais institucionais (cartazes, folders e etc.) (se solicitado no FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH).

Coordenador do Evento: Procede encaminhamento dos dados da inscrição dos participantes caso tenha sido solicitada para a GEP a confecção dos certificados/declaração de participação no FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH), após o término imediato do evento, contendo o nome completo dos participantes e o e-mail para posterior encaminhamento do certificado digital.

GEP: Se solicitado no FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS NO HU-FURG/EBSERH), e encaminhado em tempo hábil, procede a confecção dos certificados/declaração de participação, encaminhando-os por e-mail aos participantes.

Coordenador do Projeto: Envia relatório final do Evento.