Hospital Universitário da UFGD - HU-UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Ações e Programas Ações e Programas

Centro Cirúrgico Centro Cirúrgico

Acesso à Informação - Acesso à informação - Ações e programas - Centro cirúrgico

O Centro Cirúrgico possui quatro salas cirúrgicas e é uma unidade dentro do Hospital composta por várias áreas interligadas entre si, a fim de proporcionar ótimas condições para a realização do ato cirúrgico. Possui, também, salas de suporte projetadas e construídas de forma a assegurar as condições de logística, equipamentos, assepsia, funcionalidade, conforto, eficiência e segurança necessárias para a execução dos procedimentos de diferentes níveis de complexidade.

Esse setor é composto, ainda, pela CEMAT, que processa todos os materiais de consumo que são utilizados nas unidades, procedendo também à lavagem, à desinfecção e à esterilização de todo o instrumental utilizado nos procedimentos cirúrgicos.

A equipe é composta por cirurgiões, anestesistas, corpo de enfermagem e equipe de higienização e tem como objetivo proporcionar cuidados, buscando a recuperação ou evolução por meio de uma intervenção cirúrgica, oferecendo segurança e bem-estar ao paciente. Seus integrantes prestam assistência integral ao paciente cirúrgico em todo o período peri, trans e pós-operatório.

Além da assistência, o setor promove o ensino, a fim de contribuir para a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos, e propicia condições para o desenvolvimento de pesquisas, no sentido de aprimorar o conhecimento técnico-científico e melhorar a assistência prestada. 

As cirurgias são agendadas com 12 horas de antecedência. O paciente deverá obedecer ao período de jejum recomendado pelo médico e, também, portar todos os exames pré-operatórios no ato da internação. Os pertences do paciente deverão ser entregues ao acompanhante.

A entrada do paciente no Centro Cirúrgico deve ser feita com pelo menos 15 minutos de antecedência do procedimento, para que a equipe possa realizar os procedimentos necessários à execução da cirurgia.

 

Funcionamento

O Centro Cirúrgico funciona diariamente, de segunda a sábado, para cirurgias eletivas. As primeiras cirurgias têm início às 7 horas e as do período vespertino às 13 horas. Das 19 às 7 horas o serviço fica disponível apenas para os procedimentos de urgência e emergência.

Os pacientes a serem operados no período matutino deverão ser internados até as 17 horas (crianças) e 20 horas (adultos) da véspera da cirurgia. Os pacientes que serão operados no período vespertino deverão ser internados até as 8 horas do dia da cirurgia ou quando houver disponibilidade de leitos, conforme orientação do Serviço Social.

As cirurgias de emergência têm prioridade sobre as demais e devem ocorrer imediatamente.

 

Acompanhantes

Os acompanhantes de pacientes menores de idade e idosos deverão aguardar o término da cirurgia no troca macas, onde o cirurgião procederá às informações e às orientações referentes ao procedimento cirúrgico. Os familiares e/ou visitantes deverão permanecer na sala da recepção de visitas até que seja liberada a entrada.

 

Horários de atendimento:

Segunda a sábado das 07h às 13h, das 13h às 19h e das 19h às 7h.
Telefone: (67) 3410-3000 – Ramal 3071.