Hospital Universitário da UFGD - HU-UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Ações e Programas Ações e Programas

Ginecologia e Obstetrícia Ginecologia e Obstetrícia

Acesso à Informação - Acesso à informação - Ações e programas - Ginecologia e obstetrícia

O serviço de Ginecologia e Obstetrícia oferece atendimento portas-abertas e tem como missão a resolução de casos ginecológicos e obstétricos exclusivamente a pacientes usuárias do SUS. Atende os casos referenciados pela rede básica do Município e pela macrorregião, além de casos de pré-natal do HU-UFGD.

Oferta às usuárias os serviços de internação, ambulatórios, cirurgias obstétricas, ginecológicas, mamárias e assistência ao parto. Atende, também, a população indígena da região. O serviço é referência para gravidez de alto risco, em níveis de complexidade II e III.

As atividades assistenciais são baseadas em protocolos assistenciais de ginecologia e obstetrícia.

 

Documentos necessários para acessar o serviço:

  • RG;
  • Cartão SUS;
  • Comprovante de endereço;
  • Carteira de pré-natal.

 

1. Seção de Obstetrícia

A usuária será admitida no Pronto Atendimento em Ginecologia e Obstetrícia (PAGO). Lá, ela passará por avaliação da equipe médica e de enfermagem. Se constatar a necessidade de internação, será encaminhada para o Centro Obstétrico e após os procedimentos obstétricos, juntamente com seus RN, a paciente irá para o alojamento conjunto (Maternidade), sempre com o direito a um acompanhante. A maternidade do Hospital atualmente possui 25 leitos.

A usuária poderá realizar o seu pré-natal nas unidades básicas de saúde do Município ou no setor de ambulatório do HU-UFGD.

 

2. Seção de Ginecologia

A usuária será admitida no Pronto Atendimento em Ginecologia e Obstetrícia (PAGO). O setor atende pacientes que procuram espontaneamente a unidade com sintomas de patologias ginecológicas, pacientes encaminhadas pela rede municipal de saúde e pela macrorregião e, também, pacientes oriundas dos ambulatórios de ginecologia do Hospital.

O ambulatório de Ginecologia atende: ginecologia geral, uroginecologia, mastologia, patologia do trato genital inferior e oncologia pélvica.

São disponibilizados seis leitos para as internações de pacientes que necessitam de cirurgias ginecológicas, localizados no posto II.

 

3. Centro Obstétrico

O Centro Obstétrico conta com profissionais de enfermagem, equipe multiprofissional e médicos plantonistas especializados na área de Ginecologia/Obstetrícia.

O Centro Obstétrico possui seis leitos de préparto, separados por cortinas; três salas de parto com estrutura e equipamentos para cirurgias; área de suporte com equipamentos para exercícios para trabalho de parto, interligada à área externa para deambulação; sala de reanimação de RN e área de recuperação pós-anestésica.

 

Fluxo de acesso e internação:

  1. Paciente é atendida na admissão do Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia, onde é recebida pela equipe de enfermagem;
  2. Casos de urgência/emergência exigem acionamento imediato do médico plantonista, independentemente de qualquer procedimento administrativo;
  3. Caso a situação permita, a paciente ou seu acompanhante confecciona a ficha de entrada com o pessoal administrativo do setor. A equipe de remoção passa as informações sobre o caso à enfermagem e ao médico plantonista;
  4. Equipe de enfermagem do setor realiza pré-consulta, classificação de risco e aciona o médico plantonista;
  5. Médico plantonista/residente faz o atendimento;
  6. Através do histórico e exame físico, realiza o diagnóstico final e adota a conduta, que pode ser: alta, internação ou encaminhamento para a área de observação para medicação e/ou realização de exames subsidiários;
  7. Após a reavaliação na área de observação, após medicação ou chegada de resultados de exames, o médico adota a conduta de internação com diagnóstico ou de dispensa, com as necessárias orientações e prescrições;
  8. Nos casos de internação, o médico informa o local, ou seja, enfermaria de Obstetrícia ou de Ginecologia ou Centro Obstétrico.

 

As bases de atuação assistencial nos serviços de Ginecologia e Obstetrícia são:

  • Humanização da assistência;
  • Incentivo ao aleitamento materno;
  • Direito a acompanhante durante toda a assistência;
  • Realização de propedêutica subsidiária obrigatória: VDRL e sorologia rápida para HIV; testes neonatais de triagem auditiva, reflexo vermelho, cardiopatia congênita e hipotireoidismo;
  • Confecção local de registro de nascimento e
  • Contra referência pertinente, obrigatória e automática, através de relatório de alta.

 

Horários de atendimento:

Segunda a sexta-feira, sábados, domingos e feriados – Portas abertas

Telefone: (67) 3410-3000 – Ramal 3008