Hospital Universitário da UFGD - HU-UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Ações e Programas Ações e Programas

Nutrição e Dietética Nutrição e Dietética

Acesso à Informação - Acesso à informação - Ações e programas - Nutrição e dietética

O Setor de Nutrição e Dietética presta assistência nutricional aos pacientes internados em todas as clínicas do Hospital, Maternidade e UTI’s. Atua, ainda, no Lactário, Banco de Leite Humano e na supervisão da produção de refeições. Desenvolve, também, atividades de preceptoria de residentes (Residência Multiprofissional) e acompanhamento de estágios curriculares.

 

1. Assistência Nutricional

Clínica Médica (incluso Infectologia e Psiquiatria), Clínica Cirúrgica, Pediatria, Maternidade, UTI Pediátrica, UTI Adulto.

 

2. Lactário

Neste local são porcionadas as dietas enterais industrializadas e, logo após, são distribuídas. Também são preparadas no setor as mamadeiras fornecidas à Pediatria e à UTI Pediátrica.

 

3. Banco de Leite Humano

É o setor responsável pelo cadastro de doadoras e o processamento do leite humano. Conta com doadoras internas, mães cujos bebês estão internados na UTI Neonatal e na UI, e com doadoras externas, mães que tiveram seus bebês no HU e que, por terem muito leite, decidem doar o excedente. Algumas doadoras externas são mães que ficam sensibilizadas por reportagens sobre o Banco de Leite Humano e optam por doar o leite excedente. Fazem parte da equipe nutricionista,
psicóloga, fisioterapeuta, farmacêutica e técnicas em banco de leite humano.

 

4. Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)

É responsável pela produção das refeições servidas no HU. Fornece refeições aos funcionários de plantão (diurno e noturno), aos acadêmicos do curso de Medicina do internato (5º e 6º ano), aos pacientes, aos acompanhantes e a alguns funcionários administrativos. A mão-de-obra é de responsabilidade de empresa terceirizada, sendo os funcionários distribuídos entre cozinha e copas, tanto no período diurno como noturno.
Aos pacientes são servidas seis refeições diárias (desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Em alguns casos, o paciente recebe uma sétima refeição, conforme prescrição dietética. Aos acompanhantes são servidas três refeições diárias (desjejum, almoço e jantar).

 

Horário de atendimento:

24 horas por dia.