Hospital Universitário da UFGD - HU-UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Residências Residências

Residência em Área Profissional da Saúde Residência em Área Profissional da Saúde

Residência Multiprofissional em Saúde

Os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PRAPS) do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD) tiveram início em 2010, e foram criados de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de necessidades e realidades locais e regionais. Estão ligados à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS, que é coordenada conjuntamente pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.

Os programas são dirigidos por uma Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) e contam com um secretário para fornecer aos residentes as informações e orientações necessárias à sua atuação no período de formação. As residências são norteadas pela formação integrada dos diversos profissionais envolvidos nos programas e nos cenários de práticas.

O objetivo é buscar uma compreensão ampliada de saúde, focada no ser humano, estendendo a visão do residente ao atendimento integral, por meio de estágios internos ao HU-UFGD e externos, como nas Unidades Básicas de Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Secretaria Especial de Saúde Indígena, Hospital Evangélico e Hospital e Maternidade Indígena Porta da Esperança. 

Nesses locais, os residentes atuam juntamente aos profissionais que prestam serviços à comunidade atendida pelo SUS. Dessa forma, por meio de um trabalho multidisciplinar durante todo o período de formação, os programas objetivam a formação de um profissional inovador, com uma visão global da saúde e dos fatores de risco que interferem na vida da comunidade.

 
Programas
 
- Residência Multiprofissional em Saúde
Áreas de Concentração: Atenção Cardiovascular e Saúde Indígena
Profissões: Enfermagem, Nutrição e Psicologia
Entrada anual: quatro profissionais por área
 
- Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil
Profissões: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia
Entrada anual: dois profissionais por área
 
- Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica
Profissão: Enfermagem
Entrada anual: seis profissionais

 

Coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU)

Profª Dra. Maria Cristina Corrêa de Souza

Sala da coordenação: situada em espaço anexo à Biblioteca do HU-UFGD

 

Contato

Telefone: 67 3410-3065 

E-mail: residenciamultiprofissional@ufgd.edu.br