Hospital Universitário da UFGD - HU-UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Comissões, Comitês, Núcleos e Equipes Comissões, Comitês, Núcleos e Equipes

Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM) Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM)

Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (CIAAM) - Apresentação

O incentivo ao aleitamento materno continua sendo um grande desafio em saúde pública, considerando o alto índice de desmame precoce e o grande número de óbitos infantis por causas evitáveis. Esses problemas podem ser minimizados por meio de ações sistematizadas de incentivo ao aleitamento materno durante a internação, incluindo: orientação individual e em grupos pela equipe multiprofissional no pré e pós-parto; acompanhamento de mães que apresentam maior risco de desmame e na captação precoce de potenciais doadoras de leite materno para o Banco de Leite.

A Comissão de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno – CIAAM, tem por finalidade a definição e execução dessas ações, buscando tornar o HU-UFGD referência nas boas práticas ao Aleitamento Materno.

 

Atribuições da CIAAM:

  • Planejar, implantar, monitorar e avaliar os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, conforme Art. 7º da Portaria n. 1153 do Ministério da Saúde, de 22 de maio de 2014;
  • Prestar assistência para a promoção e apoio ao aleitamento materno na linha materno-infantil;
  • Implantar o Ambulatório de Aleitamento Materno para pacientes com risco de desmame pós-alta hospitalar;
  • Elaborar e/ou disponibilizar materiais educativos sobre a importância do aleitamento materno;
  • Promover atividades educativas aos colaboradores, acadêmicos, voluntários e comunidade sobre o aleitamento materno;
  • Apoiar ações que venham ao encontro de assuntos relacionados à gestação, parto, puerpério e cuidados aos recém-nascidos.