Hospital Universitário da UFGD - HU-UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Comissões, Comitês, Núcleos e Equipes Comissões, Comitês, Núcleos e Equipes

Comitê de Governança do AGHU Comitê de Governança do AGHU

Comitê de Governança do AGHU

 

O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é um Sistema de Gestão Hospitalar adotado pela EBSERH para suas filiais e é fonte de dados referentes à atividade assistencial das mesmas, incluindo do HU-UFGD.

Sua sustentação e evolução compete às diretorias da EBSERH mediante processo compartilhado com o HU-UFGD e é operacionalizado pela Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI) e pelo Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) e deve ser pautada pelas diretrizes e políticas estabelecidas pela empresa.

Considerando a necessidade de integração e alinhamento das ações das diretorias e filiais da EBSERH no processo de aprimoramento do AGHU, enquanto movimento de aprimoramento da governança corporativa do HU-UFGD, foi instituído pela Portaria nº 100, de 24 de agosto de 2015 o Comitê de Governança do Aplicativo para Gestão dos Hospitais Universitários, enquanto instância colegiada, de natureza deliberativa, com a finalidade de ordenar o processo de implantação, ampliação e sustentação do AGHU no HU-UFGD.

 

O comitê de governança do AGHU é composto por 03 (três) instâncias:

I – Grupo Técnico do AGHU
II – Grupo de Negócios do AGHU
III – Grupo Gestor do AGHU

 

O Grupo Técnico tem como competências:

  • Dar suporte técnico relativo à ampliação e à implantação do AGHU no HU-UFGD, tanto para colaboradores quanto para o Grupo de Negócios ou Gestor do AGHU;
  • Ser parte do processo de sustentação do AGHU no HU-UFGD;
  • Ser responsável pelos treinamentos do AGHU;
  • Encaminhar ao Grupo Gestor as análises oriundas de esfera de atuação.

 

O Grupo de Negócios tem como competências:

  • Manifestar-se em relação à implantação e à ampliação dos módulos do AGHU;
  • Discutir e propor melhorias no processo implantação e ampliação do AGHU no HU-UFGD;
  • Discutir e propor melhorias em qualquer processo dos módulos do AGHU;
  • Ser corresponsável pelos treinamentos do AGHU;
  • Ser parte do processo de sustentação do AGHU no HU-UFGD;
  • Encaminhar ao Grupo Gestor as análises oriundas de sua esfera de atuação.

 

O Grupo Gestor tem como competências:

  • Definir diretrizes locais para a implantação, ampliação, uso e sustentação do AGHU;
  • Decidir sobre os investimentos e as decisões estratégicas a respeito da implantação, ampliação, uso e sustentação do AGHU;
  • Indicar e aprovar as indicações de responsáveis para composição dos grupos Técnico e de Negócios;
  • A qualquer momento, definir nova composição dos grupos Técnico e de Negócios, principalmente se motivado por dificuldades na condução dos trabalhos em sua atual composição;
  • Decidir sobre as demandas que impactam o modelo de gestão existente;
  • Se houver situações em que as ações deliberadas pelos grupos de Negócios ou Técnico não entrarem em conflito com as atribuições do Grupo Gestor, essas atividades serão submetidas, pelos grupos Técnico ou de Negócios, diretamente ao Grupo Gestor, apenas para conhecimento.