Ensino e Pesquisa Ensino e Pesquisa

Apresentação

Apresentação

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) compartilha com os demais Hospitais Universitários (HUs) da rede das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a missão de realizar assistência de qualidade, formar profissionais e produzir conhecimentos por meio de pesquisa e inovação. Para tal, tem buscado consolidar a sua relação entre academia e serviço.

Em 2005, o HU-UFJF foi certificado como Hospital de Ensino pela Portaria Interministerial MEC/MS nº. 50, de 03 de janeiro de 2005, e por meio de recertificações subsequentes o HU-UFJF consolida-se como responsável pela formação de profissionais em nível de Graduação nas áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O HU-UFJF é cenário para a formação no nível de graduação para aulas práticas, estágio curricular obrigatório, estágio voluntário/extracurricular e desenvolvimento de projetos de iniciação científica, treinamento profissional e extensão.

A implementação de novas tecnologias, por meio de equipamentos de diagnóstico e terapêuticos, dos quais muitos são oferecidos apenas pelo HU-UFJF, dá suporte à filosofia do hospital: ensinar e atender com qualidade.

As estratégias para a qualificação de profissionais com competência para atuarem em todas as suas dimensões têm sido uma preocupação do HU-UFJF nas áreas de Saúde. Tem na Residência uma modalidade de formação de trabalhadores e desenvolvimento do trabalho segundo as necessidades do SUS por meio de experiências desenvolvidas desde 1977, quando da implantação da residência médica  e em 1979 com uma iniciativa inovadora da implantação da residencia em área profissional não médica – Residência em Análises Clínicas. Em 1998 a Faculdade de Serviço Social cria a Residência em Serviço Social. Em 2001, tiveram início as atividades da Residência em Enfermagem na Saúde do Adulto do HU-UFJF. A Residência em Saúde da Família/JF é implantada em 2002, de caráter multidisciplinar, inclui médicos, enfermeiros e assistentes sociais. Com reorganização dos programas de residências pela Comissão Nacional de Residência Médica criou-se a de Medicina de Família e Comunidade, levando ao desmembramento da Residência em Saúde da Família e à incorporação da odontologia a esta partir de 2012. Em 2003 é criada a  Residência em Psicologia Hospitalar e da Saúde e, em agosto de 2008, foi implementada no Hospital Universitário a Residência em Economia e Administração área de concentração em Gestão Hospitalar. Em 2009, o HU realizou o primeiro processo seletivo para o programa de Residência Multiprofissional, englobando oito das áreas da saúde, a saber: Análises Clínicas, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.  A Residência em Farmácia começa em 2010 e o programa de Residência Multiprofissional, com ênfase para a atenção hospitalar é implantado em 2015 e o de  Residência Multiprofissional em Saúde Mental em 2016.

Hoje contamos com 30 programas de residência médica, oferecendo 207 vagas em 2016 . Os programas de residência multiprofissional e em área profissional da saúde, além do programa de residência em Economia e Administração - Gestão Hospitalar oferecem 61 vagas/ano com um total de 101 ocupadas em 2016.

O HU-UFJF/EBSERH é efetivamente o campo de pesquisa de projetos vinculados tanto aos cursos de pós-graduação quanto aos programas de Iniciação Científica, Treinamento Profissional, assim como os de iniciativa do pesquisador e os vinculados à pesquisa clínica. O controle destas atividades é atualmente realizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-HU/UFJF) criado em 2008.

O HU-UFJF/EBSERH dispõe de um periódico científico, a HU Revista, que foi criado em 1974. Trata-se de um periódico trimestral, que publica resultados de investigação na área da saúde. A publicação pode ser feita no idioma de escolha do autor, sendo a qualidade do vernáculo de responsabilidade deste. A revista encontra-se indexada nas bases de dados Lilacs, Latindex, Index Medicus Latino-Americano, Índice de Revistas Latino-Americanas em Ciências e RAEM–ABEM (Rede de Apoio à Educação Médica).

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) possui acesso remoto ao serviço Periódicos Capes disponibilizado via convênio com a UFJF e a outras bases de informação via portal do Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) da UFJF (Thomson Reuters, Proquest, Rebrats, Embase, BMJ Group, Access Medicine, Acess Emergency Medicine, Biblioteca Virtual Pearson, Dynamed, Access Physioterapy, Anatomy Physiology Revealed, ABNT, Heinonline, Atheneu, Vlex, Jstor).

Profissionais qualificados e atualizados têm na integração docente assistencial aporte de recursos didático-pedagógicos para a ampliação da educação permanente com consequente aumento da motivação pela valorização dos profissionais.