Atenção à Saúde Atenção à Saúde

Especialidades

Especialidades

Unidade Cervicofacial

O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço realiza atividades ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. O serviço também participa da Residência em Cirurgia Geral que é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

O HU-UFJF possui habilitação pelo Ministério da Saúde em Banco de Tecido Ocular Humano. O serviço realiza atividades ambulatoriais, inclusive em oftalmologia infantil, procedimentos cirúrgicos, além da orientação da condução de pacientes internados com patologias oculares. Presta atendimento de Urgência em Oftalmologia na região em convênio com a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), associação civil sem fins econômicos, com sede em Juiz de Fora. Possui Residência Médica em Oftalmologia credenciada pelo MEC. Também realiza exames como biometria ultrassônica, ceratomeria fluorescenografia, mapeamento de retina, papilografia, retinografia, ultrassonografia ocular Yag laser.

O serviço de otorrinolaringologia realiza atividades ambulatoriais, inclusive em otorrinolaringologia infantil e otoneurologia. Realiza procedimentos cirúrgicos, além da condução de pacientes internados para a especialidade. Presta atendimento de Urgência em Otorrinolaringologia à rede municipal durante horário de funcionamento da Unidade Dom Bosco. Possui residência médica em otorrinolaringologia credenciada pelo MEC. O serviço realiza audiometria, potenciais evocados, vectronistagnografia e nasofibroscopia na Unidade Dom Bosco.

O serviço de cirurgia bucomaxilofacial realiza atividades ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Faz eventuais atendimentos de Urgência para a Rede Municipal. Possui Residência Multiprofissional credenciada pelo MEC.

Unidade do Sistema Cardiovascular

O Serviço de Cardiologia realiza atividades ambulatoriais na Unidade Santa Catarina, com ambulatórios especializados, tais como:

  • Ambulatório de Cardiopatia pediátrica;
  • Ambulatório de Arritmia e Marca-passo;
  • Ambulatório de Cardiologia Geral;
  • Ambulatório de Valvulopatias;
  • Ambulatório de Nutrição;
  • Ambulatório de Coronariopatia. 

O serviço presta assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade e riscos cirúrgicos. Possui residência médica credenciada em cardiologia e participa da residência em clínica médica, ambas credenciadas pelo MEC. Também conta com curso de especialização em cardiologia.

O serviço realiza exames complementares como ECG, Ecocardiograma (Transtorácico, Transesofágico, Eco-stress, Duplex scan carótidas e pediátrico) TILTteste, MAPA, Holter e Teste ergométrico.

O serviço de cirurgia vascular realiza atividades ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade.

Unidade do Sistema Digestivo

O serviço de gastroenterologia realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco, como os ambulatórios especializados citados abaixo:

  • Ambulatórios de Hepatites;
  • Ambulatório de Gastroenterologia Geral;
  • Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal,
  • Ambulatório de Transplante Hepático;
  • Ambulatório de Cirrose Hepática e Nódulos Hepáticos;
  • Ambulatório de Pâncreas e Vias biliares;
  • Ambulatório de Doença Gordurosa Não Alcoólica;
  • Ambulatório de Tratamento de hepatites.

O serviço também presta assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Executa procedimentos como biópsia hepática, paracenteses e videoendoscopias. Alguns exames são realizados com a presença do anestesista como procedimentos pediátricos, colonoscopias, CPRE (Colangiopancreatografia endoscópica retrógrada).

O serviço é credenciado como Centro de Referência de Hepatologia pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Possui Residência Médica em Gastroenterologia, participa da Residência em Clínica Médica, Endoscopia digestiva e Hepatologia, todas credenciadas pelo MEC.

O serviço de Endoscopia do Aparelho Digestivo conta com duas salas de endoscopia. Realiza endoscopia digestiva alta diagnóstica, endoscopia digestiva alta terapêutica, colonoscopia diagnóstica, colonoscopia terapêutica, endoscopia pediátrica, colonoscopia pediátrica, enteroscopia com duplo balão, CPRE, ultrassom endoscópico e manometria de esôfago.

O serviço de cirurgia abdominal realiza atividades ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. É habilitado pelo SUS em Videocirurgias, por meio da Portaria n º 444/2007/SSSDA. Participa da residência médica em cirurgia geral, que é credenciada pelo MEC.

O serviço de coloproctologia realiza atividades ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Participa, na Unidade Dom Bosco, do serviço de endoscopia, oferecendo colonoscopia. Também participa da residência médica em cirurgia geral, que é credenciada pelo MEC.

Unidade do Sistema Neuromuscular

Realiza atividades ambulatoriais na Unidade Santa Catarina, com os seguintes ambulatórios especializados:

  • Ambulatórios de Neurovascular;
  • Ambulatório de Cefaleias;
  • Ambulatório de Neurologia Geral;
  • Ambulatório dos Distúrbios do Movimento;
  • Ambulatório de Doenças Neuromusculares.

Ambulatório Cadim - O Centro de Atendimento a Doenças Neurológicas Imunomediadas do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (CADIM-HU-UFJF) é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas relacionadas a distúrbios imunológicos, tais como: Esclerose Múltipla, Neuromielite Óptica, Leucodistrofias, Encefalomielite disseminada aguda, casos de Mielites (inflamações da medula) e de Neurite Óptica (inflamação do nervo óptico). Atende a pacientes encaminhados pelo SUS no raio de abrangência da macrorregião de Juiz de Fora e municípios da Zona da Mata e do Estado do Rio de Janeiro, oferecendo um tratamento multidisciplinar, com a integração das áreas de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia.

Realiza atividades de ensino, participa de programa de iniciação científica em parceria com o serviço de imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFJF), responsável pelo levantamento epidemiológico de cerca de 60 pacientes portadores de Esclerose Múltipla cadastrados, e desenvolve projetos de pesquisa na área de Esclerose Múltipla.

A pesquisa na área da Esclerose Múltipla foca o atendimento ambulatorial, o diagnóstico com realização de exames e o tratamento de alto custo com dispensação de medicamentos pelo SUS, sem ônus algum para o paciente. O rigoroso critério é feito atualmente em Belo Horizonte, pelo Comitê Estadual de Esclerose Múltipla da Secretaria Estadual de Saúde de MG. Com o credenciamento do CADIM-HU-UFJF junto à Secretaria Estadual de Saúde, todo o procedimento está sendo realizado em Juiz de Fora pelo HU-UFJF, otimizando o tratamento dos portadores da patologia.

O Serviço de Neurologia presta assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Ressalta-se que existe uma alta demanda na região pelo Serviço. Possui Residência Médica em Neurologia credenciada pelo MEC. O serviço realiza eletroencefalograma, eletroneuromiografia e videoeletroencefalografia.

O serviço presta atividade ambulatorial em parceria com o serviço de Neurologia na Unidade Santa Catarina, presta assistência aos pacientes internados nas enfermarias que necessitam de parecer da especialidade.

Unidade do Sistema Respiratório

O serviço de pneumologia realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco, com os seguintes ambulatórios especializados:

  • Ambulatório de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
  • Ambulatório de Pneumologia Geral;
  • Ambulatório de Doenças Difusas do Parênquima Pulmonar;
  • Ambulatório de Hipertensão Arterial Pulmonar;
  • Ambulatório de Asma de Difícil Controle;
  • Ambulatório de Tisiologia.

O serviço presta assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Possui residência médica em pneumologia e participa da residência em clínica médica, ambas credenciadas pelo MEC.
 
Na Unidade Dom Bosco, são realizados os exames de espirometria em pacientes ambulatoriais e, na Unidade Santa Catarina, são realizados os exames de espirometria em pacientes ambulatoriais e internados.

O serviço realiza atividades ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Participa da residência médica em Cirurgia Geral, que é credenciada pelo MEC. O serviço de endoscopia do aparelho respiratório é realizado no centro cirúrgico da Unidade Santa Catarina.

O Cipit trabalha com abordagem cognitiva comportamental e entrevistas motivacionais. As intervenções são realizadas em todos os pacientes tabagistas internados. O serviço participa da residência multiprofissional em saúde do adulto, residência de serviço social e residência médica.

Unidade do Sistema Urinário

O serviço realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco e presta assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Faz biópsia renal para diagnóstico quando necessário. O serviço possui residência médica em nefrologia e participa da residência em clínica médica, ambas credenciadas pelo MEC.
 
O HU-UFJF possui habilitação pelo Ministério da Saúde como unidade de assistência de alta complexidade em nefrologia (Terapia Renal Substitutiva) e em transplante renal. Na Unidade Dom Bosco, o tratamento dialítico é realizado no setor de hemodiálise, e os exames urodinâmicos, no setor de imagem geral. O HU-UFJF é credenciado em Transplante Renal, acompanhando aproximadamente 175 pacientes transplantados.

O serviço realiza atividades ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Realiza procedimentos urológicos em crianças em conjunto com o serviço de pediatria. Também realiza cistoscopia na Unidade Dom Bosco.

Participa da residência médica em cirurgia geral, que é credenciada pelo MEC e tem residência médica em urologia credenciada pelo MEC.

Unidade de Atenção à Saúde da Mulher

Realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco, com os seguintes ambulatórios especializados:

  • Ambulatório de Ginecologia Geral e Colposcopia;
  • Ambulatório de Mastologia;
  • Ambulatório de Infertilidade;
  • Ambulatório de Climatério;
  • Ambulatório de Pré e Pós-operatório;
  • Ambulatório de Urodinâmica;
  • Ambulatório de videolaparoscopia.
  • Saúde Sexual e Reprodutiva;
  • Gestação de alto risco;
  • Planejamento Familiar/Infertilidade;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de Colo Uterino.

O serviço realiza procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Tem Residência Médica em Ginecologia credenciada pelo MEC. Também realiza colposcopia e vulvoscopia nos ambulatórios de ginecologia da Unidade Dom Bosco.

  • Ambulatório de Pré natal de alto risco obstétrico;
  • Ambulatório de Pré natal de baixo risco obstétrico;
  • Ambulatório de Vigilância Contínua ( cardiotocografias);
  • Ambulatório de Infertilidade( pré- concepcional).

Unidade de Oncologia/Hematologia

O serviço realiza atividades ambulatoriais, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. A agência Transfusional funciona ligada ao Serviço de Hematologia. O serviço possui residência médica em hematologia credenciada pelo MEC.

O HU-UFJF é habilitado pelo Ministério da Saúde em Transplante de Medula Óssea – Autogênico e Alogênico.

O HU-UFJF não possui banco de sangue, sendo utilizado um convênio de fornecimento pelo Hemominas. O serviço é realizado na Unidade Santa Catarina.

Realiza atividades ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Participa da residência médica em cirurgia geral, que é credenciada pelo MEC.

Unidade de Atenção Psicossocial

O Serviço de Psiquiatria atua através de três frentes assistenciais: os ambulatórios e programas especializados, o setor de interconsulta e o CAPS-HU.

Ambulatório Geral: funciona na sede do Serviço de Psiquiatria e objetiva oferecer atendimento especializado aos pacientes com transtornos mentais leves a moderados que não responderam ao tratamento iniciado por generalista (ou especialista de outra área), acompanhando-os pelo menos até a estabilização do quadro. Quando indicado, os pacientes contam também com atendimento psicológico e/ou pelo Serviço Social.

Ambulatório de Álcool e Drogas: funciona no ambulatório do HU-DB e atende pacientes em uso disfuncional de álcool e outras drogas encaminhados pelos demais Serviços do HU-UFJF/Ebserh e pelas UBS da Região Oeste de Juiz de Fora. Conta com as seguintes atividades: atendimento médico psiquiátrico; atendimento psicoterápico individual; acompanhamento pelo Serviço Social; consultas de Enfermagem; grupo de família, conduzido pelo Serviço Social; e dois grupos psicoterápicos (Álcool e Outras Drogas).

Ambulatório de Psicogeriatria: funciona no ambulatório do HU-DB e direciona seus atendimentos a pacientes com mais de 60 anos de idade portadores (ou com suspeita) de qualquer transtorno psiquiátrico, incluindo demências e transtorno cognitivo leve.

Ambulatório de Pacientes Psicóticos: funciona na sede do Serviço de Psiquiatria e destina-se ao atendimento de pacientes psicóticos graves e/ou refratários ao tratamento e que não têm indicação de freqüentar CAPS. Os pacientes podem também ser encaminhados para acompanhamento psicológico.

Programa de Transtornos do Humor: funciona na sede do Serviço de Psiquiatria e está destinado ao atendimento de pacientes com quadros depressivos ou bipolares graves. Quando indicado, os pacientes contam também com atendimento psicológico (individual ou em grupo) e/ou do Serviço Social.

Programa de Transtornos de Ansiedade: funciona na sede do Serviço de Psiquiatria e oferece atendimento a pacientes cujo diagnóstico seja um dos principais transtornos ansiosos: pânico, fobias, TOC e TAG. Além do atendimento psiquiátrico, é oferecida terapia cognitiva comportamental individual e em grupo conforme protocolo de tratamento para cada um dos transtornos ansiosos.

Programa de Outros Transtornos Psiquiátricos: funciona na sede do Serviço de Psiquiatria e destina-se ao atendimento de pacientes com diagnósticos que não se enquadram nos demais ambulatórios/programas especializados do SPPM, basicamente os quadros graves de Transtornos de Personalidade e Retardo Mental. Quando indicado, os pacientes contam também com atendimento psicológico (individual ou em grupo) e/ou do Serviço Social.

      Ambulatórios da Psiquiatria da Infância e Adolescência:

a) Ambulatório Geral: funciona no ambulatório do HU-DB e os atendimentos são direcionados a pacientes na faixa etária de 0 a 17 anos com demanda para atenção em saúde mental. As primeiras consultas são realizadas por equipe multiprofissional (Psicologia e Serviço Social, além da Psiquiatria) e, quando indicado, o paciente e sua família receberão acompanhamento por tais especialidades em um momento posterior.

b) Ambulatório de Transtornos Hipercinéticos: funciona no ambulatório do HU-DB e os atendimentos são direcionados a pacientes na faixa etária de 0 a 17 anos com demanda para atenção em saúde mental devido à suspeita de transtorno hipercinético.

c) Ambulatório de Transtornos do Espectro do Autismo: funciona no ambulatório do HU-DB e os atendimentos são direcionados a pacientes na faixa etária de 0 a 17 anos com hipótese diagnóstica de transtornos do espectro do autismo. Além dos atendimentos médicos, os pacientes são acompanhados por uma profissional da Psicologia e por uma profissional do Serviço Social.

Ambulatório de Interconsulta Psiquiátrica do HU: funciona no ambulatório do HU-DB e só recebe os encaminhamentos internos do HU que são avaliados em uma triagem inicial com o objetivo de direcionar os pacientes ao ambulatório/programa correto, de acordo com o diagnóstico. No Ambulatório de Interconsulta Psiquiátrica só permanecem os casos de: a- transtornos psiquiátricos decorrentes de doença orgânica; b- reações psíquicas à doença orgânica; c- apresentação somática de doenças psíquicas; e d- doenças psicossomáticas.

Interconsulta Hospitalar: sempre que necessário, pacientes internados no HU-SC poderão receber avaliação psiquiátrica através de parecer especializado solicitado pelo médico assistente.

CAPS-HU: o Centro de Atenção Psicossocial do HU (CAPS-HU) faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) implantada no Município de Juiz de Fora e tem seus atendimentos direcionados a pacientes adultos com transtornos mentais graves e persistentes provenientes da Região Oeste da cidade (população total estimada em 60.745 habitantes). Como previsto na Portaria 3088 de 23/12/2011, é responsável pelo acolhimento do paciente e pela elaboração de seu Projeto Terapêutico Singular (PTS), realizando o acompanhamento especializado e participando de forma ativa da articulação intersetorial para promover a reinserção do paciente na comunidade. Os profissionais do CAPS-HU realizam as seguintes atividades: matriciamento; acolhimento de casos novos; atendimento em equipe multiprofissional; atendimentos individuais; grupo de família; oficinas terapêuticas; visitas domiciliares; visitas ao SUP/HPS e aos hospitais; acompanhamento de residências terapêuticas; e integração com o Departamento de Saúde Mental da PJF através de Grupos de Trabalho.

O Serviço de Psiquiatria é o principal campo de atuação dos Médicos Residentes em Psiquiatria e também de Psicólogos, Enfermeiros e Assistentes Sociais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Além disso, mostra-se como um excelente espaço para estágio e o desenvolvimento de projetos de extensão de diversas áreas da graduação da UFJF (Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia).

O serviço de psicologia realiza atividades ambulatoriais, assistência aos pacientes internados nas enfermarias, além de pareceres gerados à especialidade. Faz visitas a Hospitais Psiquiátricos e visitas domiciliares.

O serviço de psicologia do HU-UFJF oferece terapias de apoio tanto para pacientes quanto para os familiares de pacientes internados, de maneira isolada ou em conjunto com outro serviço. Podemos citar como ações da psicologia:

  • Acompanhamento em leitos de pacientes com internação prolongada ou que apresentem algum tipo de distúrbio e necessite de atenção especial;
  • Acompanhamento para os familiares dos pacientes internados, buscando auxiliá-los no convívio com as condições adversas ocasionadas pela doença;
  • Participação como apoio Psicológico no Grupo de Tabagismo, visando compreender cada um dos pacientes, a fim de oferecer condições para superação do hábito de maneira menos traumática e através de palestras, demonstrando os efeitos do tabaco para os indivíduos;
  • Realização de grupo terapêutico com acompanhantes dos pacientes da Pediatria, e na Clínica Médica com pacientes internados nas enfermarias;
  • Realização de grupo de educação que visa a uma troca de experiências entre os acompanhantes da Clínica Pediátrica, sendo esse monitorado por profissionais da Psicologia, buscando melhorar a conscientização;
  • Grupo Lúdico realizado através da interação e uso de brinquedos, com o objetivo de observar o comportamento das crianças internadas, de modo a direcionar uma terapia de acordo com a necessidade individual;
  • Realização de oficinas de leitura, poesia, português, matemática, visando suprir um pouco a falta da escola;
  • Realização de observações na brinquedoteca a partir das brincadeiras em grupo realizadas pelas crianças.

Participa da Residência Multiprofissional e Residência Uniprofissional em Psicologia Hospitalar.

O serviço social realiza atividades ambulatoriais e assistência aos pacientes internados nas enfermarias. Participa de diversas atividades dentro do HU-UFJF, com no Caps e no Cipit. Participa da Residência Multiprofissional e Residência Uniprofissional em Serviço Social.

Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente

O serviço de pediatria realiza atividades ambulatoriais, assistência aos pacientes internados na enfermaria de pediatria, além de pareceres gerados à especialidade. Também disponibiliza para a região procedimentos urológicos em conjunto com o Serviço de Urologia.

É referência para o tratamento de Fibrose Cística na região, disponibilizando o teste de Suor para diagnóstico. Tem Residência Médica em Pediatria, Pneumologia Pediátrica e Gastroenterologia Pediátrica credenciadas pelo MEC.

O serviço de cirurgia pediátrica trabalha em conjunto com o serviço de pediatria, dando suporte em procedimentos cirúrgicos.

Unidade do Sistema Musculoesquelético

O serviço de ortopedia realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco com os seguintes ambulatórios especializados:

  • Ambulatório especializado em Joelho;
  • Ambulatório de Ortopedia Geral;
  • Ambulatório especializado em Mão;
  • Ambulatório especializado em Coluna;
  • Ambulatório especializado em Quadril;
  • Ambulatório especializado em Ombro;
  • Ambulatório de Traumato-Ortopedia adulto e pediátrico.

Realiza procedimentos cirúrgicos, faz a assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Tem Residência Médica em Ortopedia credenciada pelo MEC.

O serviço de reumatologia realiza atividades ambulatoriais, assistência aos pacientes internados nas enfermarias, além de pareceres gerados à especialidade.

Tem Residência Médica em Reumatologia e participa da Residência em Clínica Médica, ambas credenciadas pelo MEC.

Unidade de Clínica Médica

O serviço de clínica médica realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco, inclusive com ambulatório especializado em Geriatria.

Presta assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, interagindo com os vários serviços de especialidades do HU-UFJF, além de pareceres gerados à especialidade. O Serviço possui residência de clínica médica e participa das residências de neurologia e dermatologia, todas credenciadas pelo MEC.

O serviço de geriatria realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco, com atendimento médico e multiprofissional (serviço social, nutrição, enfermagem, psicologia e educação física). Oferece atividades educacionais para os usuários.

O serviço de dermatologia realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco, com os seguintes ambulatórios especializados:

Ambulatório especializado em Unhas;
Ambulatório de Dermatologia Geral;
Ambulatório especializado em Hanseníase;
Ambulatório especializado em Colagenoses;
Ambulatório especializado em Dermatologia Pediátrica e Buloses;
Ambulatório especializado em Psoríase;
Ambulatório de Antroposofia - O atendimento ambulatorial da Medicina Orientada pela Antroposofia iniciou-se em novembro de 2005. Encontra-se vinculado ao Serviço de Dermatologia da UFJF. Insere-se atualmente como um Projeto de Extensão da UFJF.
 
O Serviço de Dermatologia presta assistência em conjunto com o Serviço de Clínica Médica aos pacientes dermatológicos internados na enfermaria, realiza procedimentos cirúrgicos na Unidade Dom Bosco, além de pareceres gerados à especialidade. Possui Residência Médica em Dermatologia credenciada pelo MEC.

O serviço de infectologia realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco divididas em ambulatório geral e ambulatório especializado em aids. Presta assistência aos pacientes internados nas enfermarias em conjunto com o serviço de clínica médica, além de pareceres gerados à especialidade.

É habilitado como serviço especializado pelo SUS para serviço hospitalar e hospital dia para tratamento de pacientes com aids. Participa da Residência de Clínica Médica, que é credenciada pelo MEC.

O serviço de endocrinologia realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco, contando com equipe multiprofissional no atendimento dos pacientes. Tem os seguintes ambulatórios especializados:

  • Ambulatório especializado em Endocrinologia Pediatria;
  • Ambulatório Especializado em Tireoide;
  • Ambulatório de Endocrinologia Geral;
  • Ambulatório de Diabetes Gestacional;
  • Ambulatório Especializado em Diabetes Tipo 1.

Presta assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade. Possui Residência em Endocrinologia credenciada pelo MEC.

Modelo de evolução para AGHU

Desde 2011, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a Medicina Paliativa é reconhecida como Área de Atuação Médica (Sub especialidade). Trata-se da abordagem do médico, de forma isolada, dentro dos princípios que regem a prática do Cuidado Paliativo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2002, Cuidado Paliativo é uma abordagem que aprimora a qualidade de vida, dos pacientes e famílias que enfrentam problemas associados com doenças com potencial de letalidade (doenças crônicas avançadas ou não), através da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor, e outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual.

No HU/UFJF, a Medicina Paliativa está em implantação e as atividades inicias estão concentradas no trabalho de Resposta de Parecer Clínico para Medicina Paliativa e desenvolvimento de ações de cunho educativos (palestras, reuniões, capacitações, etc.) para disseminação dessa prática de cuidado. Atividades para implantação e padronização da" Via Subcutânea para Administração de Fluidos e Fármacos" já estão sendo desenvolvidas, bem como a "Implantação da Dor como 5º Sinal Vital" como avaliação de rotina nos atendimentos prestados.

Unidade de Cirurgia Geral

O serviço de anestesiologia realiza atividades ambulatoriais na Unidade Dom Bosco e atua nos Centros Cirúrgicos de ambas as Unidades, necessitando cobertura de 24 horas no Centro Cirúrgico da Unidade Santa Catarina. Possui Residência de Anestesiologia credenciada pelo MEC.

Realiza atividades ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos, assistência aos pacientes internados nas enfermarias sob sua responsabilidade, além de pareceres gerados à especialidade.

É habilitado pelo SUS para tratamento de Lipodistrofia do portador de HIV/AIDS por meio da Portaria SAS 1.337, de 05/12/1012. Possui residência médica na especialidade credenciada pelo MEC.

Unidade de Laboratório de Análises Clínicas

O laboratório da Unidade Santa Catarina realiza exames de hematologia, hemostasia, bioquímica, sorologia e imunologia, coprológicos, uroanálise, hormonais e microbiológicos dos pacientes internados nas enfermarias, na unidade de terapia intensiva e do centro cirúrgico. A Unidade Dom Bosco realiza os mesmos exames, exceto a microbiologia para pacientes ambulatoriais.

Unidade de Anatomia Patológica

O laboratório de anatomia patológica realiza procedimentos em nível ambulatorial e hospitalar para as duas unidades. Possui residência médica na especialidade credenciada pelo MEC.

Unidade de Diagnóstico por Imagem

O serviço de imagem presta atendimentos ambulatoriais e a pacientes internados, oferecendo tomografia computadorizada, ressonância magnética, exames de ultrassonografia, radiologia e mamografia. Possui residência médica na especialidade credenciada pelo MEC.

Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos do Adulto

O HU-UFJF é habilitado pelo SUS como UTI Adulto Tipo II com nove leitos. A Unidade de Tratamento Intensivo – UTI está localizada na Unidade Santa Catarina.

Unidade de Reabilitação

Na Unidade Santa Catarina, são realizadas fisioterapias em pacientes internados nas enfermarias. Na Unidade Dom Bosco, são realizados procedimentos fisioterápicos específicos em patologias cardiovasculares, pneumológicas, em disfunções musculoesqueléticas, em neurologia, em alterações obstétricas e neonatais e em alterações oncológicas.

O serviço de fisioterapia do HU-UFJF oferece terapias de apoio regulares, agendadas de acordo com a necessidade dos pacientes, sendo essas:

  • Terapias de reabilitação na Unidade Dom Bosco, com pacientes previamente agendados, objetivando acompanhar a evolução e melhora do quadro clínico;
  • Terapias de reabilitação realizadas por meio de visitas domiciliares nos casos de pacientes com dificuldade de locomoção;
  • Atendimento fisioterapêutico a crianças e adolescentes com fibrose cística; comprometimento da função ventilatória; comprometimento do desenvolvimento motor; e alterações traumato-ortopédicas;
  • Atendimento fisioterapêutico a adultos com: hanseníase, comprometimento neurológico, musculoesquelético, cardiológico e ventilatório, comprometimento uroginecológico, e atendimento fisioterapêutico a gestantes;
  • Atendimento fisioterapêutico a adultos e crianças internados no HU-UFJF.

O Serviço de Fisioterapia trabalha articulado com a residência multiprofissional integrada em atenção hospitalar.

O Serviço de Fonoaudiologia do HU-UFJF atende a pacientes nas enfermarias de adulto e de pediatria, além do atendimento geral no ambulatório. Tem como objeto central de atuação os distúrbios de voz, fala, linguagem, deglutição e audição, principalmente em adultos. Dessa forma, as ações ofertadas são:

  • Ambulatórios de disfonia (alterações de voz), disartria (alterações de fala de ordem neurológica), afasia (alterações na linguagem de ordem neurológica), disfagia (distúrbio de deglutição), motricidade orofacial;
  • Ambulatório de Follow-up para recém-nascido de risco (acompanhamento aos pacientes da pediatria);
  • Avaliação e acompanhamento de pacientes portadores de distúrbios de fala, linguagem e deglutição nas enfermarias do HU-UFJF;
  • Avaliação e acompanhamento dos distúrbios de deglutição em pacientes do CTI;
  • Avaliação e acompanhamento de recém-nascidos com dificuldade de sucção e disfagia nas enfermarias do Serviço de Pediatria;
  • Além disso, o serviço oferece os seguintes exames auditivos: Audiometria tonal e vocal; Weber audiométrico; Imitanciometria (timpanometria, compliância e reflexo acústico); Bera; Vectoeletronistagmografia; e Emissões otoacústicas.

O serviço de educação física atua no setor de reabilitação, na Unidade Dom Bosco, em conjunto com o serviço de fisioterapia.

Unidade de Nutrição

O HU-UFJF dispõe de habilitação pelo SUS como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional para serviços de Nutrição Enteral e Parenteral.

Setor de Farmácia Hospitalar

Na Unidade Santa Catarina, funciona a farmácia central, para atendimento das unidades de internação, unidade de terapia intensiva e centro cirúrgico. Na Unidade Dom Bosco, funciona a farmácia satélite, para atendimento dos serviços ambulatoriais, dos serviços de diagnóstico (endoscopia, imagem geral, métodos gráficos), da hemodiálise, do hospital dia, dos pacientes externos e do centro cirúrgico, além da dispensação de antirretrovirais (aproximadamente 400 usuários cadastrados).

Divisão de Enfermagem

  • Enfermagem em Educação Permanente
  • Enfermagem em Clínica Médica
  • Enfermagem em Clínica Cirúrgica
  • Enfermagem em Clínica Pediátrica
  • Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
  • Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME
  • Enfermagem em Transplante de Medula Óssea (TMO)
  • Enfermagem em Agência Transfusional
  • Enfermagem em Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)
  • Enfermagem em Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
  • Enfermagem em Nutrição Enteral
  • Enfermagem em Ambulatório
  • Enfermagem em Saúde Ocupacional
  • Enfermagem em Ouvidoria
  • Enfermagem em Métodos Gráficos
  • Enfermagem em Endoscopia
  • Enfermagem em Terapia Renal Substitutiva
  • Enfermagem em Unidade de Imagem Geral
  • Enfermagem em Hospital Dia