Ensino e Pesquisa Ensino e Pesquisa

Estágio

Estágio

Há dois tipos de estágios para estudantes de medicina: curricular obrigatório e o extracurricular.

O curricular obrigatório é realizado quando o aluno está cursando os dois últimos anos do curso. É conhecido pelo nome de INTERNATO e normalmente é realizado em sua maior parte dentro das dependências de um HospitalEscola (Hus) ou hospitais conveniados com a faculdade de medicina. Os alunos devem ter supervisão continua de suas atividades por meio de preceptores e o estágio envolve as cinco grandes áreas do conhecimento médico, ou seja, clínica médica, cirurgia, tocoginecologia, pediatria e medicina preventiva.

A segunda modalidade de estágio é o VOLUNTÁRIO que é chamado de extracurricular, ou seja, não faz parte do currículo do curso, logo é facultativo e vai depender do interesse do aluno.

Cabe à instituição de saúde estabelecer os critérios de admissão, duração, áreas de estágios, modo de avaliação, existência de auxíliofinanceiro (bolsas) certificação, e desligamento e os preceptores que se responsabilizarão pela supervisão dos alunos e junto ao CRM caso haja alguma denúncia.

Entretanto, alguns critérios mínimos devem ser observados: o aluno deve ter cursado, no mínimo, a disciplina de Semiologia (que ensina os fundamentos da consulta médica, o relacionamento médico – paciente e como examinar um pacientes, verificar a pressão arterial, auscultar o coração, entre outras). Sem ter sido aprovado nessa disciplina não há como um estudante frequentar um hospital ou em qualquer outra instituição de saúde na qual o estágio seja na área de medicina terapêutica ou curativa. Exceção seria os estágios de medicina preventiva nos quais não existisse o ato médico ou seja a relação médicopaciente.

PRIMEIRA ETAPA: SOLICITAÇÃO DO ESTÁGIO
O colegiado do curso proponente deverá preencher e encaminhar o FORMULÁRO DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO no início de cada semestre para a GEP, descrevendo o período, setor solicitado para o estágio e/ou aula prática, número e nome dos alunos e docente responsável, em documento impresso, formalizando o interesse.

SEGUNDA ETAPA: ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
A chefia da GEP analisa a solicitação, ajustadas as informações e aprovada a realização do estágio e/ou aula prática, os responsáveis deverão assinar o Termo de Compromisso de Estágio. O qual deverá ser assinado pelo coordenador do curso do estagiário, pelo docente responsável pela supervisão/acompanhamento do estágio e/ou aula prática e pelo gerente da GEP.

TERCEIRA ETAPA: LIBERAÇÃO DE ACESSO E INÍCIO DO ESTÁGIO
Após a autorização do estágio e/ou aula prática, notifica-se os setores onde os estágios e/ou aula prática irão ocorrer, bem como a portaria.
No dia acordado para o início das atividades, o docente deverá comparecer ao local do estágio para desenvolvimento das atividades previamente acordadas com o responsável do setor.

- PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO (em construção)

- FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO

- REGIMENTO DE ESTÁGIOS EXTRACURRICULARES (em construção)