Hospital Universitário - HU-UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Gestão Administrativa Gestão Administrativa

Divisão de Infraestrutura e Logística Hospitalar Divisão de Infraestrutura e Logística Hospitalar

Hotelaria

Hotelaria

Setor de Hotelaria Hospitalar

O Setor Hotelaria Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora foi criado em 2009 e, posteriormente, readequado para atender ao organograma proposto pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh. O setor tem como objetivo a implementação de um serviço de qualidade e segurança direcionados às áreas de Processamento de Roupas, Higienização, Nutrição e Dietética e Gestão Ambiental.

Competências:

  • identificar os contratos terceirizados do setor de hotelaria hospitalar;
  • subsidiar tecnicamente o processo de elaboração dos termos de referência dos serviços, considerando o perfil assistencial da instituição;
  • promover e apoiar programas de humanização no setor de hotelaria hospitalar;
  • subsidiar tecnicamente a elaboração das rotinas e procedimentos operacionais, aprimorando as interfaces entre os serviços que integram o setor de hotelaria hospitalar;
  • monitorar a execução das atividades desenvolvidas, observando a qualidade da assistência prestada ao paciente.

A finalidade do Serviço de Hotelaria Hospitalar na busca por melhorias, visa à promoção do bem estar, conforto e segurança na hospitalidade, oferecendo qualidade, valor e satisfação para o cliente durante sua permanência na instituição, com foco na qualidade do atendimento humanizado no ambiente hospitalar. E, neste aspecto, o conceito de hotelaria hospitalar ganha cada vez mais destaque, atuando como um dos instrumentos para que as instituições de saúde possam alcançar a excelência em seus serviços.

Destaca-se que, com a implantação da hotelaria e os serviços humanizados, a qualidade e eficiência dos serviços serão a peça fundamental na promoção da saúde. “A hospitalidade pode e reduz radicalmente o sofrimento de pacientes e clientes, minimizando a dor para pacientes e familiares em momentos de dor e fragilidade “ (GODOI, 2004).

Objetivos:

  • Oferecer condições de bem estar, assistência, segurança, conforto e qualidade no atendimento, tornando o ambiente hospitalar o mais próximo possível do ambiente familiar.
  • Coordenar o gerenciamento dos processos de Serviço de Nutrição e Dietética, Lavanderia, Higienização e Gerenciamento de Resíduos.
  • Acompanhar os processos do Sistema de Gestão de Qualidade implantado nos setores ligados ao Setor de Hotelaria Hospitalar.

Equipe Técnica:

Miriam Cristina dos Santos Brandão – Chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar

Letícia Martins Alves – Assistente Administrativo - Unidade Santa Catarina

Thaísa Ausier da Costa - Nutricionista - Unidades D.Bosco e Santa Catarina

Andréia Carneiro de Araújo - Enfermeira - Unidades D.Bosco e Sta Catarina

Renata Cristina Justo de Araújo - Enfermeira - Unidade Santa Catarina

Contato:

Email: hotelaria.hu@ufjf.edu.br

Fone: 32 4009-5139 (Unidade Santa Catarina)
32 4009-5355 (Unidade Dom Bosco)