Notícias Notícias

Voltar

HU realiza treinamento para 1ª Brigada de Incêndio

Brigada de incêndio

HU realiza treinamento para 1ª Brigada de Incêndio

120 integrantes do hospital participaram da capacitação, dividida em partes teórica e prática

A Brigada de Incêndio é um grupo formado por pessoas capacitadas, através de um curso, para atuar em casos de emergências em situações de incêndio. Essas pessoas atuam evitando o incêndio e também no combate, além de atuarem na evacuação e primeiros socorros. No HU-UFJF/EBERSH, o curso foi organizado pelo Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho e reuniu cerca de 120 integrantes do hospital.

Renato Gouvêa Rocha Liz, técnico de segurança do trabalho do Hospital Universitário, faz parte da organização do treinamento e afirmou que existe uma preocupação com o fato de não haver preparação para uma possível emergência. “Na verdade, poucas pessoas sabem como usar um extintor de incêndio, que é o mínimo que seria necessário. Pelo fato de estarmos dentro de um hospital, temos um suporte quanto a parte de primeiros socorros, mas numa questão de emergência mesmo, não temos. Então, é a melhor maneira de preparar o pessoal para uma situação de emergência, esclarece Renato.

A capacitação foi dividida em quatro turmas de trinta pessoas e cada turma participou do treinamento por dois dias, com partes teórica e prática de salvamento, primeiros socorros, evacuação e cessar de incêndio. O Cabo Pedro Paulo Gomes, instrutor, ressaltou a importância dos brigadistas. “Quanto mais pessoas preparadas como brigadistas de incêndio tiver na instituição, melhor. Isso porque, se houver uma demanda de necessidade de evacuação do prédio ou de retirada das pessoas do prédio, a gente vai ter uma facilidade com o pessoal treinado para poder executar isso antes do Corpo de Bombeiros chegar para um combate a incêndio efetivo”, destaca o instrutor.

Já, Cláudia Souza Monteiro Ricardo, médica do trabalho, afirmou que “o treinamento é muito importante porque é uma ação de prevenção com relação a um evento que pode acontecer a qualquer momento, e ninguém está livre. O mais importante é a gente conseguir conter e controlar o início de um incêndio até que alguma equipe de bombeiros solucione o problema, evitando uma tragédia.

Bolsista: Thamires Pecis

 

Clique na imagem abaixo para ver a galeria de imagens

1ª Brigada de incêndio