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Setores de Engenharia Clínica e Hotelaria do HU-UFJF participam de projeto da Sede

GESTÃO

Setores de Engenharia Clínica e Hotelaria do HU-UFJF participam de projeto da Sede

Com o objetivo de desenvolver um trabalho mais eficiente em suas filiais, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a Consultoria EloGroup realizam projeto dentro do Hospital Universitário da UFJF.

Esse trabalho foi inicialmente estruturado pela Sede em conjunto com as filiais, através de reuniões e videoconferências, em que todas se reuniam, discutiam os processos que estavam sendo desenhados e, então, puderam consolidar tudo em um documento, o Caderno de Processos e Práticas, que apresenta os processos desempenhados pelas áreas de Engenharia Clínica e Hotelaria.  Após essa definição, foram escolhidos cinco Hospitais Universitários, entre os 39 da rede Ebserh, que já possuíam, de forma bem estruturada, os serviços de Engenharia Clínica e Hotelaria, a ponto de conseguir receber esse trabalho, e o HU-UFJF é um deles.

"A ação consiste em chegarmos aqui e entendermos como o Hospital Universitário está conduzindo o trabalho com base no modelo de referência do Caderno de Processos e Práticas. Após a compreensão entre o que o Caderno traz e as práticas do HU, consolidamos as melhorias e definimos soluções para resolver eventuais problemas. A partir disso, planejamos a implantação dessas melhorias, com o objetivo de elevar o patamar de gestão das unidades", explica a Consultora da empresa terceirizada EloGroup, Marina Belarmino.

"Acompanhamos tudo o que acontecia no HU e levantamos as possibilidades de melhoria, mapeando todos os fluxos (de trabalho). E nosso trabalho aqui tem três etapas: levantar as práticas em relação ao Caderno de Processos e Práticas, passar para a Governança do HU-UFJF quais melhorias poderiam ocorrer, e a implementação, que começa agora e dura quatro meses", ressalta a enfermeira do Serviço de Hotelaria da Sede, Susana Teixeira, que também esteve presente durante essa primeira parte do projeto.

Segundo a Gerente da EloGroup, Isabela Vallejo, o trabalho da Sede dentro dos Hospitais Universitários tem três grandes objetivos: Melhorar a prestação de serviço (que impacta não só nos pacientes, mas nos médicos, enfermeiros e demais membros do corpo de trabalho), reduzir o gasto excessivo (ou calibrar o que é gasto com o que se tem de resultado) e garantir a segurança.

O Chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, André Xandó, espera melhorias na prestação de serviços. "Nossa expectativa é que com a aplicação dessas ações e desses conjuntos de melhoria, possamos elevar o patamar da prestação de serviço desses dois setores para um grau acima: na qualidade, trazendo excelência no serviço, efetuando um controle melhor dos equipamentos, dos serviços de hotelaria, fazendo um ajuste, adequando às necessidades do hospital e levando qualidade no atendimento, que é nosso principal objetivo”.


Bolsista: Vitória Gonçalves

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