Notícias Notícias

Voltar

Finalizada 1ª etapa da campanha “Eu digo Sim ao Consumo Consciente”

Consumo consciente

Finalizada 1ª etapa da campanha “Eu digo Sim ao Consumo Consciente”

534 colaboradores responderam ao questionário sobre o consumo racional do hospital

O HU-UFJF/EBSERH, por meio do Grupo de Estudos dos Processos de Compras e do Setor de Hotelaria, parabeniza a todos os participantes da 1ª etapa da campanha “Eu digo Sim ao Consumo Consciente”, realizada entre os dias 5 e 9 de junho, nas três unidades do HU. Foram respondidos 534 questionários da pesquisa que visou identificar o maior índice de respostas dos colaboradores internos do hospital, quanto aos itens suscetíveis ao consumo exagerado no ambiente de trabalho.

A criação das sete categorias, tais como: material médico hospitalar, materiais de expediente, recursos, serviços, material de limpeza/copa/cozinha, medicamentos, soluções e resíduos, demonstrou, segundo o Chefe da Unidade de Contabilidade de Custos, Alan de Paiva Loures, “a possibilidade de conhecer a opinião dos colaboradores de forma global”.

Destacou-se, na categoria material médico hospitalar, a necessidade de controle do desperdício dos principais itens: luvas de procedimento, esparadrapo/micropore e gaze. Já, em materiais de expediente, foram apontados como de maior consumo: papel ofício e tonner para impressão. Em recursos, os colaboradores destacaram a energia elétrica como o maior consumo desta categoria.

Os itens trabalhados na próxima etapa da campanha serão analisados pela matriz GUT, que auxilia na priorização de resolução de problemas através de três atributos: gravidade, urgência e tendência.

Para a segunda etapa, o Chefe da Unidade de Contabilidade de Custos, Alan de Paiva Loures, explica que ações estratégicas no hospital promoverão o uso consciente dos recursos avaliados. “Através dessas ações, espera-se que os colaboradores do HU participem e incentivem os seus colegas de trabalho a fazer parte desse projeto. Só assim, com a conscientização de todos, chegaremos ao objetivo final, deixando como legado uma cultura do não desperdício”, ressalta Alan.

 

Bolsista: Thamires Pecis