Notícias Notícias

Voltar

Resíduo de Serviços de Saúde será item priorizado na campanha “Eu Digo Sim ao Consumo Consciente”

CONSUMO CONSCIENTE

Resíduo de Serviços de Saúde será item priorizado na campanha “Eu Digo Sim ao Consumo Consciente”

Ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas orientou ordem das ações

O primeiro item a ser trabalhado na campanha “Eu Digo Sim ao Consumo Consciente” é o Resíduo de Serviços de Saúde (RSS). Para abordar o tema, diversas atividades estão programadas para ocorrer durante todo o mês de agosto nas três unidades do HU. A programação conta com jogos, exposições e palestras.
A ação tem como objetivo conscientizar todos os colaboradores sobre a segregação e o descarte correto dos resíduos, não só dentro da instituição, mas também na vida cotidiana dos funcionários e pacientes, além de orientá-los sobre os riscos do descarte incorreto e estimular uma cultura de boas práticas ambientais.
A Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas, serviu para definir os itens a serem trabalhados na campanha. Partindo da ideia de se trabalhar um item por mês, a Matriz apontou o Resíduo como o item a ser priorizado em agosto deste ano. O acompanhamento do consumo mensal será de todos os itens apresentados na Matriz GUT, a fim de analisar a oscilação de consumo deles durante e após as ações.
A mobilização é uma iniciativa do Grupo de Estudos dos Processos de Compras e do Setor de Hotelaria Hospitalar, com o apoio da Unidade de Compras, Unidade de Comunicação, da Unidade de Contabilidade de Custos, dos Residentes em Gestão Hospitalar do HU-UFJF, da Comissão de Resíduos Hospitalares e do Setor de Suprimentos. O Setor de Hotelaria Hospitalar é o responsável pela gestão dos resíduos do complexo hospitalar, tendo como premissa priorizar a segregação, minimização dos resíduos de risco e a reciclagem.

    
Confira a programação deste mês

 
Jogos nas Unidades do HU
- 14 e 15 no Dom Bosco, de 10h às 15h, no Ambulatório (2º andar)
- 16 no CAPS, de 13h às 15h, no Pátio da Unidade
- 17 e 18 no Santa Catarina, de 10h às 15h, no Espaço de Vivência (Gota)       

Exposição de Trabalhos CAPS, Oficina, Teatro e Grupo Musical:
- 21 no CAPS, de 14h às 16h, no Pátio
- 22 e 23 no Santa Catarina, de 10h às 15h, no Espaço de Vivência (Gota)
- 24 e 25 no Dom Bosco, de 10h às 15h, no Ambulatório (2º andar)       

Palestras sobre Resíduos


 


Bolsista: Vitória Gonçalves