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Alimentação Saudável

NUTRIÇÃO

Alimentação Saudável

Nutrição Clínica promove ação de conscientização em comemoração ao seu dia

A Unidade de Nutrição Clínica promoveu, no dia do Nutricionista (31/08), uma ação educativa que contou com o apoio de colaboradores e estagiários de nutrição social e a participação de pacientes e acompanhantes nas Unidades Dom Bosco e Santa Catarina do Hospital Universitário. O evento teve como objetivo orientar os pacientes sobre os principais alimentos consumidos e o seu teor de calorias, além de dicas para uma alimentação saudável e balanceada.

A nutricionista Ivana Ferrari conta que a ideia foi chamar atenção do público para uma alimentação saudável. “A gente quis tirar as dúvidas das pessoas, porque vemos por aí que ainda existe muita informação errada com relação a alimentação. Então, quisemos trazer um pouco da educação alimentar, que faz parte da nossa profissão, para o público em geral”, explica a nutricionista.

Os profissionais da área demonstraram a quantidade de gordura e açúcares presentes nos alimentos industrializados e mostraram alimentos que são melhores para a saúde, com o objetivo de levar o usuário a fazer escolhas mais acertadas para uma boa alimentação. Rosalina Esteves, 40, de Juiz de Fora, comentou sobre a mudança de hábito que a fez sair do peso de 100 quilos para os 70 quilos sem o uso de remédio nem cirurgia. “Mudei minha alimentação e comecei a caminhar. Esse foi o segredo. E é claro, tive o acompanhamento de uma nutricionista e de um endocrinologista e foi assim que aprendi a comer de forma saudável. Quando vejo que engordei um pouco, minha mãe diz que estou ficando maluca, mas só eu sei como foi difícil perder esses 30 quilos”, conta Rosalina.

A data comemorativa contou ainda com a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e o cálculo do Índice Massa Corporal (IMC), além da exibição de vídeos sobre boa alimentação e nutrição.

 

Conheça um pouco mais sobre alimentação

 

* Apesar da muçarela ser mais processada, ela tem menos gordura do que o queijo branco.

* A fruta é sempre melhor do que o suco, já que ela possui fibras importantes, que no suco são coadas.

* Existem 4 tipos de alimentos:

- In natura: são alimentos que vêm diretamente da natureza e possuem alto teor de fibras, vitaminas e minerais, como frutas e verduras;

- Minimamente processados: são alimentos in natura que passam por processos simples e não contém nenhum aditivo, como carnes e grãos;

- Processados: são alimentos fabricados nas indústrias e contém açúcar, sal ou outras substâncias para aumentar seu prazo de validade e torná-los mais agradáveis, como queijos e vegetais em conserva;

- Ultraprocessados: são formulações industriais preparadas parcialmente ou completamente utilizando substâncias extraídas de alimentos, ou ainda substâncias criadas em laboratório a partir de matérias orgânicas como petróleo e carvão, como biscoito recheado e pizza.

 

Imagens: