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Programa de Qualidade de Vida no Trabalho é apresentado aos colaboradores do HU

SAÚDE OCUPACIONAL

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho é apresentado aos colaboradores do HU

O projeto visa promover o bem-estar coletivo, o desenvolvimento dos servidores e o exercício da cidadania na função pública

O Programa Qualidade de Vida no Trabalho vem sendo estruturado desde 2016, quando foi iniciado um trabalho de levantamento bibliográfico, estabelecimento de objetivos, missão, visão, valores, metodologia e cronograma. Em seguida, para sua efetivação e implementação, precisou ser aprovado pelo Colegiado Executivo. Após essa aprovação, foram estabelecidas as áreas em que seriam aplicados os subprojetos: Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde Mental, Saúde Bucal, Fisioterapia do Trabalho e Gestantes.


Estes são os temas que serão inicialmente e efetivamente iniciados, não excluindo a possibilidade de que outros, como Obesidade, Hipertensão e Diabetes, venham a ser implementados.


Todas as ações serão desenvolvidas por uma equipe multiprofissional qualificada, contando com o apoio de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, dentre outros.


A atividade é destinada a todos os empregados da instituição e todos os Setores e Unidades do HU-UFJF/Ebserh serão contemplados. As ações são desenvolvidas por meio de grupos de Educação em Saúde e abertos à participação de todos, por meio de convites disponibilizados nos murais e e-mails dos empregados. Segundo a Enfermeira do Trabalho, Juliene Alencar, “em alguns casos, quando julgarmos necessário, poderemos direcionar alguma atividade a um setor específico, como por exemplo uma ação da psicologia com a Terapia Comunitária Integrativa no setor de Centro Cirúrgico e CME”.


“Importante ressaltar que o programa tem prática contínua. No entanto, em período bienal, são realizadas avaliações dos relatórios para identificação de melhorias e alterações pertinentes. Espera-se que com a inserção desta prática na instituição possamos orientar, instruir e instigar os empregados a terem comportamentos conscientes e saudáveis, refletindo diretamente em suas relações profissionais e familiares, melhorando sua qualidade de vida, bem como a redução dos índices de absenteísmo, melhoria das relações interpessoais, redução de custos, dentre outros benefícios que serão refletidos positivamente na instituição”, ressalta Juliene Alencar.


Importância

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador, instituída pela Portaria nº1.823, de 23 de agosto de 2012, tem como objetivo, dentre outros, 'promover a saúde e ambientes e processo de trabalhos saudáveis', pressupondo o 'estabelecimento e adoção de parâmetros protetores da saúde dos trabalhadores nos ambientes e processos de trabalho'.


Seguindo os preceitos legais quanto a saúde do trabalhador, a equipe de Saúde Ocupacional desta instituição está, desde 2016, desenvolvendo e implementando a política do Programa Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT). Este, por sua vez, compreende um mecanismo de gestão organizacional que se expressa por um conjunto de normas, diretrizes e práticas no âmbito das condições, da organização e das relações socioprofissionais de trabalho.


Bolsista: Vitória Gonçalves

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