Notícias Notícias

Voltar

Carinho e atenção à saúde marcam edição do evento em Juiz de Fora

EBSERH SOLIDÁRIA

Carinho e atenção à saúde marcam edição do evento em Juiz de Fora

Atividades culturais e de promoção à saúde aconteceram no Lar de Idosos Luiza de Marillac e no Lar de Laura

A 3ª edição do Ebserh Solidária foi marcada pelo carinho e pela atenção à saúde em Juiz de Fora. As ações, promovidas pelas equipes do Hospital Universitário (HU-UFJF/EBSERH), trouxeram à tona os sorrisos dos 24 idosos e 23 crianças atendidos, mas, também, da equipe que se dedicou integralmente ao evento, do início da manhã ao final da tarde.

Leia também: Ação leva cultura e assistência à saúde a instituições de Juiz de Fora

Alegria, gratidão, profissionalismo e aprendizado estiveram lado a lado. “Pudemos ter uma visão integral do atendimento ao idoso. Para atender bem, precisamos de uma visão completa do sistema. Por isso, o evento contribui também para nossos estudantes e residentes”, salienta a médica clínica e hematologista Graziela Toledo Costa Mayrink. A residente em clínica médica Marcella Duarte faz coro à profissional. “É importante conhecer outras realidades. Aqui, vemos que nossa ação vai além da saúde. Envolve também a atenção, o carinho”, opina.

“É muito gratificante participar e ajudar a quem precisa. É maravilhoso ver toda a equipe envolvida, todos animados”, comemora a enfermeira Suellen Viana, que também participou do atendimento no Lar de Idosos Luiza de Marillac.

A área de assistência social do HU-UFJF também esteve presente. Para Lesliê Freitas, que trabalha no Ambulatório de Geriatria, é uma satisfação ir ao encontro dos idosos. “É a oportunidade de exercerem o direito à saúde e ao cuidado. Dar a chance de conhecerem um pouco mais seus próprios direitos também é uma alegria”, frisa.

Da terceira idade à juventude, a dedicação da equipe foi exemplar. As atividades no Lar de Laura foram promovidas por diferentes colaboradores, além de residentes e alunos, que não se limitaram às suas atribuições na área da saúde. “A existência desse projeto é muito importante. Cada um colocou à disposição o seu dom, indo além da parte técnica”, exalta a enfermeira da Pediatria Aline Landim, que também assumiu o papel de contadora de histórias.

“É esse o nosso papel. É emocionante. Escolhi a pediatria e, diante desse retorno tão positivo, escolheria de novo sem a menor dúvida”, confessa o médico pediatra Lúcio Henrique de Oliveira, que ajudou na organização da programação no Lar de Laura.

Ação conjunta

Às opiniões, soma-se também a dedicação de outros colaboradores da Ebserh em Juiz de Fora – das áreas assistenciais, médicas e administrativas. Juntos, além do atendimento em saúde, eles propiciaram outras alegrias às instituições escolhidas: por meio de doações, foi possível renovar os equipamentos da cozinha do Lar de Idosos Santa Luiza de Marillac. “Identificamos essa necessidade em nossa primeira visita. Assim, resolvemos organizar uma lista de doações e presenteá-los”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF e coordenadora do evento, Angela Gollner. No total, foram recolhidos cerca de R$ 3 mil, utilizados na compra de ingredientes para um almoço especial e para a aquisição dos utensílios.

A solidariedade de funcionários da Ebserh, amigos e parentes também viabilizou a aquisição de presentes de Natal para todos os atendidos no Lar de Idosos e no Lar de Laura – que, junto com a presença do Papai Noel, completaram o clima de festividades do final do ano.

Bolsistas: Franciane Freitas e Nayara Martins

Imagens: