Notícias Notícias

Voltar

HU inicia projeto “Mensuração da Maturidade do Ambiente de Governança”

GESTÃO

HU inicia projeto “Mensuração da Maturidade do Ambiente de Governança”

O Hospital Universitário de Juiz de Fora é o 23º da rede Ebserh a receber o projeto inovador

A Mensuração da Maturidade do Ambiente de Governança-MMAG é a primeira etapa de um projeto composto por outras duas fases: Avaliação de Resultado e Avaliação de Risco, e tem a finalidade de munir a Superintendência com informações relacionadas à gestão do HU, a partir de formulários preenchidos pelos colaboradores do hospital.

O Auditor-chefe do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (HUPES), Alfredo Fernandes de Jesus, destaca que o MMAG revela em qual ambiente a Governança está inserida para gerir o hospital. “Dentro disso, essa primeira fase é para trazer à tona a percepção de todos os colaboradores do hospital com relação a seis paradigmas: alinhamento estratégico, gestão de pessoas, gestão da informação, gestão de processos, compliance e gestão de risco”, explica o auditor.

Marco Aurélio Cunha, Auditor-chefe do HU-UFJF/EBSERH, destaca que no primeiro dia de apresentação do projeto, pôde-se perceber o ambiente que o hospital vive. “A grande quantidade de pessoas que vieram ouvir sobre melhorias acerca do que a gente entende por Mensuração da Maturidade do Ambiente de Governança mostra que há uma necessidade de se estabelecer controle”, conta Marco Aurélio. O formulário de coleta de dados não tem campo de identificação e, quem quiser, pode comentar a resposta, fazer uma reclamação ou sugestão em um espaço específico. Após os questionários serem respondidos e as entrevistas realizadas com a Governança, os dados são tabulados em forma de gráfico, trabalhando o aspecto qualitativo, que é a classificação da Maturidade do Ambiente de Governança. Estiveram presentes no evento, o Superintendente do HU-UFJF/EBSERH, Dimas Augusto Carvalho de Araújo e o Auditor do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. - HU-FURG, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, André Carneiro.

A realização da coleta de dados acontecerá até o dia 31 de março, nas Unidades Santa Catarina (Sala Telemedicina) e Dom Bosco (Sala 337, 2º Andar). Os colaboradores do Caps poderão ir até uma das unidades para preencher o formulário. O Auditor-geral Adjunto da Ebserh, Marcelo Meirelles, também esteve na cidade acompanhando os trabalhos nas Unidades do Hospital.

 

Saiba mais sobre a Ebserh:

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Bolsista: Thamires Pecis

 

Imagens: