Notícias Notícias

Voltar

HU-UFJF e HU-UFMA concluem mais uma etapa do Projeto de Regulação Assistencial

REGULAÇÃO

HU-UFJF e HU-UFMA concluem mais uma etapa do Projeto de Regulação Assistencial

Essa foi a última visita programada dos consultores maranhenses e agora o projeto segue com a execução das ações planejadases ao HU-UFJF

Durante os dois dias de visita dos facilitadores vindo do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Ebserh) foram realizadas oficinas e conversas que tinham como objetivo traçar e estruturar ações que já vem sendo desenvolvidas desde os primeiros encontros entre os dois Hospitais. Todos esses planos visam um aprimoramento no atendimento ao usuário.

De acordo com o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e líder do Projeto no HU-UFJF, Bruno Barbosa Vieira, esse último encontro presencial foi muito positivo e trouxe uma perspectiva do andamento das atividades. “Cada grupo de trabalho pôde fazer uma avaliação das ações em andamento e que já conseguimos observar bons resultados. Já temos diversos fluxos construídos, além da revisão em processos de trabalhos e outras várias atividades que vem sendo implementadas e concluídas, nos deixando cada vez mais próximos dos nossos objetivos. Ainda temos muito o que fazer, mas as expectativas são muito positivas pois temos um grupo ciente da importância do comprometimento e envolvimento de todos”, afirmou Bruno.

Para o Superintendente do HU-UFJF/Ebserh, Dimas Augusto Carvalho de Araújo, esse projeto surgiu como uma oportunidade de melhorias no atendimento, muito importante para todos. “Nós agradecemos a oportunidade de participar desse projeto, e também o time que veio do Maranhão, colaboradores extremamente eficientes e empenhados em trabalhar conosco. Desde o primeiro momento não enxerguei como uma obrigação a ser cumprida, mas sim como uma possibilidade de evolução na qualidade do Hospital Universitário. Mudanças já estão acontecendo e vão continuar”. Dimas também ressaltou a relevância das visitas feitas ao HU-UFMA. “Nossas idas ao Maranhão foram muito enriquecedoras. Foram momentos de muito aprendizado e cada um trouxe exemplos de processos que podemos aplicar aqui em Juiz de Fora. Vamos priorizar e planejar para chegarmos ao fim do projeto”, concluiu o superintendente.

A assistente social e líder do Projeto no HU-UFMA, Ana Patrícia dos Anjos, relembrou o primeiro contato com o HU- UFJF e destacou o comprometimento dos colaboradores. “Minha avaliação começa da primeira oficina, realizada na Ebserh, quando já senti como o superintendente Dimas Araújo queria o sucesso desse projeto em Juiz de Fora. Passamos pela indicação do líder, formação do núcleo operativo, convocação dos demais profissionais das quatro áreas trabalhadas (SAME, Bloco Cirúrgico, Internação e Ambulatório), e eu sempre percebi a maturidade e o comprometimento de todos os envolvidos”. Além disso, Ana Patrícia destacou a participação de cada envolvido. “Tudo isso foi muito positivo, com destaque para as visitas técnicas, quando pudemos perceber a dedicação de todos em relação às melhorias e mudanças discutidas e propostas. Nós, consultores temos certeza de que será um sucesso, pois enxergamos essa vontade. Tivemos um grande aprendizado e fizemos tudo com muita dedicação e vontade. Apesar desta ser nossa última visita dentro do projeto, nos colocamos sempre à disposição de todos”.

Flávia Perroni, Analista Administrativa representando a Sede nesse encontro, foi otimista quanto ao andamento do projeto e reafirmou a importância dessa ação. “Eu acredito que a partir desse projeto o Hospital vai conseguir otimizar todo o seu funcionamento, pois apesar de ser um projeto de Regulação Assistencial, ela é transversal ao hospital como um todo. Ela perpassa à estruturação do setor, a regulação dos processos do hospital e a regulação com toda a rede. O que eu consigo visualizar é que vamos evoluir no sentido de proporcionar melhor atendimento ao nosso usuário. E, enquanto representando a EBSERH, eu acredito que haverá um movimento de continuidade e que nos tornemos uma referência na aplicação dessas mudanças”, finalizou a Analista Administrativa.

O chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e líder do Projeto no HU-UFJF, Bruno Barbosa Vieira também fez questão de ressaltar que esses resultados são consequência de uma verdadeiro trabalho em rede, destacando a competência e confiança dos facilitadores do hospital multiplicador HU-UFMA, o envolvimento e dedicação de toda equipe do HU-UFJF e o apoio da Sede na promoção deste esforço conjunto de troca de conhecimentos, que certamente resultará em crescimento para as instituições que estão participando do Projeto de Expansão do Modelo de Regulação Assistencial.


Saiba mais sobre o Projeto


A iniciativa da Ebserh-Sede surgiu ainda em 2014, quando três Hospitais Universitários (HUSM-UFSM, HUOL-UFRN, HU-UFMA) foram até a Catalunha, na Espanha, para participar de uma consultoria que visava a implantação de rotinas de regulação assistencial com foco na gestão da oferta (consultas, exames, terapias, internação e circuito cirúrgico, além de gestão de listas de espera). A seleção desses três HU's, chamados de multiplicadores, ocorreu de acordo com o porte e representatividade das unidades em suas regiões.


Após esse período de imersão foi iniciada na Sede, em parceria com esses três Hospitais, o desenvolvimento do projeto de implantação de um Modelo de Regulação Assistencial padronizado na rede Ebserh. O modelo será implantado em todos os 39 hospitais federais universitários integrados a Rede. O HU-UFJF está entre as primeiras unidades a participar do projeto, além dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Vale do São Francisco, da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.


Bolsista: Vitória Gonçalves

Imagens: