Sala de Imprensa - Notícias Sala de Imprensa - Notícias

Voltar

Hospital Universitário inicia 2º Curso de Formação de Preceptores e Tutores

PRECEPTORIA

Hospital Universitário inicia 2º Curso de Formação de Preceptores e Tutores

Solenidade foi realizada na Faculdade de Medicina da UFJF

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário (HU) em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promoveu, em 24 de agosto, a cerimônia de abertura do 2º Curso de Aperfeiçoamento: "Desenvolvimento de Competência Pedagógica para Preceptoria em Programas de Residência". O espaço para aprendizado da área de saúde e afins visa capacitar preceptores e tutores para os Programas de Residência Médica, Multiprofissional e em Área Profissional, além de profissionais da Atenção Básica que atuam em unidades que recebem os residentes do HU-UFJF.

O curso, com 35 vagas, tem carga horária de 180 horas, sendo 60 horas realizadas de forma presencial e 120 horas à distância. O ortopedista do HU, Adriano Mendes, participante da primeira etapa presencial do curso, destacou a importância do encontro: “Foi uma excelente experiência, tanto ao encontrar inúmeras pessoas que trabalham na área de ensino e conhecer suas dificuldades, como também observar inúmeros aspectos fundamentais para a formação médica e de residentes, que podem e devem ser implantadas no nosso serviço e no nosso HU”, ressaltou o profissional.

Para a gerente de Ensino e Pesquisa, professora Angela Gollner, o oferecimento deste curso coloca o HU entre os hospitais da rede Ebserh que vêm se destacando na capacitação de preceptores e tutores. “O curso oferecido de aperfeiçoamento tem certificação pela UFJF e exige do profissional a participação nos fóruns de equipe na plataforma virtual Moodle”, explica. A coordenadora destaca ainda que, ao concluir o curso, o profissional deve apresentar um projeto de intervenção a ser aplicado na sua área de atuação e que nesta edição o curso ofereceu vagas específicas para docentes das unidades acadêmicas e instituições conveniadas.

Na ocasião, também foram entregues os certificados aos concluintes do 1º curso, pelo superintendente do HU, Dimas Augusto Carvalho de Araújo. A segunda etapa presencial do curso acontece entre os dias 26 a 28 de outubro.

 

Imagens: