Sala de Imprensa - Notícias Sala de Imprensa - Notícias

Voltar

HU-UFJF participa do curso de Formação Pedagógica em Tutoria para Educação em Saúde

TUTORIA

HU-UFJF participa do curso de Formação Pedagógica em Tutoria para Educação em Saúde

Iniciativa da Rede Ebserh envolve cerca de 400 profissionais nos 40 hospitais filiados

A Unidade Dom Bosco do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH) recebeu, em dezembro, a aula inaugural do Módulo I do curso de aperfeiçoamento em Formação Pedagógica em Tutoria para Educação em Saúde. O objetivo é formar tutores para o curso de especialização de Preceptoria em Saúde. As atividades foram promovidas pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa da Rede Ebserh envolve cerca de 400 profissionais nos 40 hospitais filiados. Conforme a gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Angela Maria Gollner, o curso viabiliza a interação dos alunos por meio de webconferência. “Neste encontro, estiveram reunidas nossa equipe, a equipe organizadora e a dos demais hospitais para assistir um palestrante convidado pela organização”, acrescenta. 

A equipe da GEP foi representada pela médica pediatra Aydra Bianchi, cuja exposição tratou das boas práticas na preceptoria. O conhecimento compartilhado é resultante do curso de aperfeiçoamento “Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a Prática da Preceptoria”, realizado pelo HU-UFJF/EBSERH nos anos de 2016 e 2017, em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

“Essa aula é a experiência de um ano de trabalho na implementação dos projetos de intervenção. O curso é a oportunidade de mostrarmos como atuar no dia a dia, de tirarmos o projeto do papel e acompanhar esse trabalho de educação em saúde sendo implementado”, explica Aydra.

Segundo a pediatra Marcela Alvim – uma das participantes do curso – as atividades promovem a ampliação dos conhecimentos em tutoria. “Como nós lidamos diretamente com os residentes, vejo no curso uma chance de aprimorarmos nossas técnicas. Aprendemos como funciona a parte pedagógica, o que nos ajuda a passar os conhecimentos de forma ajustada e a beneficiar o aprendizado dos alunos”, ressalta.

A professora da Faculdade de Farmácia da UFJF Alessandra Ésther também está participando das aulas. O objetivo é atuar junto à Residência de Farmácia do HU-UFJF/EBSERH. “Minha expectativa é muito boa. Essa capacitação inicial, antes de começarmos as atividades com os residentes, é fundamental, pois ela nos trará qualificação técnica, além da integração de todo o grupo nessa rede colaborativa. Assim, poderemos trocar experiências e termos o acompanhamento da equipe que coordena o curso”, relata.

Sobre o curso

O curso é ofertado na modalidade Aperfeiçoamento Profissional, com carga horária de 90 horas distribuídas em 15 horas de atividades presenciais e 75 horas à distância, realizadas por meio de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. A programação de conteúdo abrange o Sistema Único de Saúde (SUS), Metodologias Ativas, Avaliação e a prática da preceptoria em saúde.

O encerramento do curso está previsto para abril de 2019. Espera-se que os profissionais capacitados possam tornar-se multiplicadores e agentes impulsionadores da qualidade da formação ofertada no Hospital Universitário da UFJF.

Bolsista: Franciane Freitas