Hospital Universitário - HU-UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Gestão Administrativa Gestão Administrativa

Divisão Administrativa Financeira Divisão Administrativa Financeira

Unidade de Compras (UCOMP)

Unidade de Compras (UCOMP)

A Unidade de Compras está vinculada ao Setor de Administração, subordinada à Divisão Administrativa Financeira e Gerência Administrativa.

As competências da unidade são:

  • Gerir as contratações de bens e serviços;
  • Processar as demandas de compras;
  • Realizar pesquisas de preço para contratação de bens e serviços;
  • Implantar e manter cadastro de fornecedores atualizado;
  • Realizar os procedimentos para contratações diretas;
  • Manter relatórios atualizados com os dados referentes às aquisições realizadas;
  • Subsidiar o Setor de Administração na elaboração de consultas jurídicas quanto aos temas de sua competência.

 

Objetivo:

Processar as demandas de compras diretas (dispensa, inexigibilidade e adesão), realizar pesquisas de preços, atuar no pós-compras através de revisão de preços e apuração de irregularidade de fornecimento, manter atualizado o cadastro dos fornecedores (SICAF) e cumprir com os demais objetivos institucionalmente estabelecidos para a Unidade.

Dispensa de licitação:

Processar as demandas de contratações de bens e serviços através de dispensa de licitação, nas hipóteses previstas pela Lei nº 8.666/93 e demais normativos.
Realizar procedimentos para contratação através de Cotação Eletrônica, regulamentada pela Portaria-MPOG nº 306/2001. A Cotação Eletrônica se aplica a contratações que se enquadram na hipótese de dispensa em razão do valor, disposta no inciso II do art. 24 da Lei n.º 8.666/93.

Inexigibilidade de licitação:

Processar as demandas de contratações de bens e serviços através de processos de inexigibilidade de licitação, nas hipóteses previstas pela Lei nº 8.666/93 e demais normativos. A inexigibilidade de licitação tem como principal característica a inviabilidade de competição, o que torna impraticável a realização de certame licitatório.

Contratação por Adesão a Ata de Registro de Preços (Carona)

Consultar ao órgão gerenciador e fornecedor vencedor sobre a possibilidade de adesão (como não participante) à Ata de Registro de Preços. Realizar os demais procedimentos necessários para formalização da Carona.
A Ata de Registro de Preços, durante sua vigência, poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da Administração que não tenha participado do certame licitatório, mediante prévia consulta ao órgão gerenciador, desde que devidamente comprovada a vantagem. Respeitando o que regulamenta o Decreto nº 7.892/2013.

Autorização de adesão a atas de SRP para outros órgãos

Receber demandas de outros órgãos interessados em realizar adesão, como não participante, das Atas de Registro de Preços dos processos licitatórios realizados pelo HU-UFJF-EBSERH.
Controlar saldos disponíveis para adesão e informar aos interessados sobre a possibilidade de atender ao pleito, após anuência do Setor de Administração.        

Pesquisa de preços           

Realizar pesquisa de preços para contratação de bens e serviços, de acordo com os normativos vigentes. Realizar consultas aos sistemas que disponibilizam dados das contratações realizadas pelo Governo. Cotar diretamente com fornecedores. Realizar contatos com diversos órgãos com objetivo de comparar preços praticados. Comprovar vantajosidade das contratações realizadas pelo Hospital, sempre que necessário.

Revisão de preços           

Analisar e emitir parecer sobre pedidos realizados por fornecedores para revisão de preços de atas e contratos, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato, de acordo com a legislação pertinente.
Analisar possibilidade de revisão de preços em decorrência de eventual redução dos preços praticados no mercado ou de fato que elevem os custos dos bens e serviços, negociando com fornecedores. De acordo com o estabelecido no Decreto nº 7.892/2013 e na Lei nº 8.666/93.

Validação do documentos e atualização do SICAF - Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores  (Atividades de Unidade Cadastradora)       

Receber a documentação física comprobatória das informações inseridas no SICAF  pelo fornecedor, atualizar e validar certidões e documentos no sistema, caso atendam corretamente as exigências legais.

Apuração de irregularidade de fornecedores

Apurar irregularidades de fornecedores que descumprem obrigações assumidas com o HU-UFJF-EBSERH. Solicitar esclarecimentos e providências aos fornecedores.
Instruir processos de apuração de irregularidade e submeter à Comissão de Apuração de Irregularidade de Bens e Serviços – CADIF, de acordo com os fluxos e normativo estabelecidos pelo Hospital.

Mapeamento e modelagem de processos de compras                

Mapear, analisar, modelar e refinar processos relacionados às atividades da unidade. De forma a manter a organização e a melhoria contínua dos trabalhos da unidade.

 

Lívia Franco Pereira dos Santos – Chefe da Unidade de Compras
Daniel Fernandes Afonso – Assistente Administrativo
Daniel da Silva Scotelano – Assistente Administrativo
Milene Peres Guerson Medeiros Schuery – Assistente Administrativo
Juviliana Pereira Corrêa – Assistente Administrativo
Rodolfo Cavallari de Faria – Assistente Administrativo
E-mail: compras.hu@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 4009-5193
Endereço: Rua Catulo Breviglieri – s/nº. Bairro Santa Catarina – Juiz de Fora – MG. CEP 36.036-110.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta de 8 h às 18 h.

Para participação em processos de compras diretas do Hospital Universitário da UFJF, a empresa deverá apresentar:

a) proposta Original assinada, em papel timbrado ou com carimbo com CNPJ. A proposta deverá ser clara e detalhada, contendo a numeração do processo supracitado, com endereçamento* ao HU-UFJF/EBSERH, e atualizada com prazo de validade de no mínimo 60 dias;

b) declaração de que não emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de 16 anos, exceto a partir de 14 anos na condição de aprendiz, com fundamento no art.7, inc.XXXIII da CF/88;

c) no caso de Inexigibilidade, comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

*A proposta original deverá ser enviada para o endereço:

Rua Catulo Breviglieri, S/N, Santa Catarina, CEP: 36036-110, Juiz de Fora, MG – Aos cuidados da Unidade de Compras

Observação:

. Além destes, a fornecedora deverá acrescentar à proposta os dados que porventura exija o Termo de Referência do Processo de Compra.

Modelo sugerido de proposta

As solicitações de adesão à Ata de Registro de Preço do Hospital Universitário da UFJF deverão ser realizadas por meio de ofício, encaminhado para o endereço eletrônico: compras.hu@ufjf.edu.br. Nesse ofício, deverá estar presente:

a) Nº do Pregão SRP;
b) Nº do(s) Item(ns) que se deseja aderir;
c) Quantitativo do(s) item(ns) que deseja aderir;
d) Nome da Autoridade responsável pela contratação no Órgão solicitante;
e) Órgão e nº UASG (caso seja ente federal);
f) Cidade e Estado da Federação;  
g) Telefone e e-mail para contato para resposta.

Observações:

1) Ao e-mail deve estar anexa a autorização do fornecedor;

2) Além do envio através de e-mail, são aceitas ainda o encaminhamento do ofício de solicitação, bem como da carta de aceite da empresa vencedora do pregão a cuja ata se almeja aderir, por meio dos correios, pessoalmente ou via Comunica (mensagem no Sistema SIAFI).

 

Primeiramente, é necessário realizar um cadastro prévio no link https://www3.comprasnet.gov.br/SICAFWeb/public/pages/security/loginFornecedor.jsf seguindo os seguintes passos:

1. Acesso Restrito > solicitar uma senha > entrar no Acesso Restrito/Fornecedor com a senha recebida > Cadastro > preencher os formulários eletrônicos referentes aos níveis (sendo opcionais de II a VI) > após finalizar o preenchimento de cada nível desejado clicar em SOLICITAR no final de cada página;

2. Entrar em contato com a Unidade Cadastradora (HU-UFJF/EBSERH - compras.hu@ufjf.edu.br) para agendar dia e hora para validação do cadastramento. É necessário apresentar toda documentação exigida para cada nível solicitado para conferência e arquivamento.

 

Observação:

Os documentos emitidos na internet que tem autenticação eletrônica no respectivo site, podem ser enviadas por e-mail para atualização. Os demais documentos devem ser entregues em cópia acompanhada do original (ou cópia autenticada).