Ensino e Pesquisa Ensino e Pesquisa

HU-UFMA realiza Oficina de Qualificação do Ato Transfusional

Oficina

HU-UFMA realiza Oficina de Qualificação do Ato Transfusional

Ela tem como objetivo sensibilizar e capacitar profissionais de saúde que atuam na prescrição de transfusão, instalação e acompanhamento do ato transfusional, visando a qualificação desse ato e à notificação de reações transfusionais.

A Oficina de Qualificação do Ato Transfusional, promovida e realizada pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com a Unidade Transfusional do Hospital Universitário da UFMA, está acontecendo todas às quartas-feiras no turno matutino, ministrada pela médica hematologista Dra. Nívea Maria Santos Simões.

Ela tem como objetivo sensibilizar e capacitar profissionais de saúde que atuam na prescrição de transfusão, instalação e acompanhamento do ato transfusional, visando a qualificação desse ato e à notificação de reações transfusionais. As discussões sobre a temática iniciaram com uma palestra teórica sobre Ato Transfusional ocorrida no dia 04 de março, seguindo-se a esta, a realização da primeira turma da referida oficina, com início no último dia 11 e término no dia 01 de abril, totalizando uma carga horária de 16h.

As atividades estão sendo realizadas na sala de aula da UDP na Unidade Materno Infantil e tem como público-alvo enfermeiros e técnicos de enfermagem de várias áreas do HU-UFMA. A proposta inclui a formação de mais duas turmas de multiplicadores que, futuramente, virão compartilhar os conhecimentos adquiridos a partir da realização de demais oficinas nesta temática, incluindo a participação de outros profissionais da equipe de enfermagem do hospital.

Ascom HU-UFMA