Notícias Notícias

Voltar

Residentes e acadêmicos realizam treinamento com simuladores de cirurgia por vídeo

Simulação

Residentes e acadêmicos realizam treinamento com simuladores de cirurgia por vídeo

Foi realizado pelo Serviço de Coloproctologia para desenvolver as habilidades práticas dos envolvidos

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. A formação desses profissionais está alicerçada em diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino, pesquisa e extensão. Com base nisso, os serviços no hospital empenham-se para oferecer um campo de prática fundamental para a formação dos estudantes e residentes, a exemplo, do treinamento com simuladores de cirurgia por vídeo realizado na manhã da última sexta- feira, 07/07, pelo Serviço de Coloproctologia.  

Momento foi muito significativo para os internos e residentes pois oportunizou um maior aprendizado. Para que eles consigam realizar tal procedimento, se faz necessário o treinamento em um equipamento que reproduz a cirurgia por vídeo, permitindo a pessoa praticar sem causar nenhum dano, uma vez que é um ambiente livre de estresse e de contato com o paciente, tendo então, a possibilidade de errar sem medo para que se busque o aperfeiçoamento.  

Para o chefe do Serviço de Coloproctologia, João Batista Barreto, o treinamento é fundamental para que os residentes e os internos (estágio obrigatório nos últimos anos do curso de graduação em medicina) aprendam de forma prática a desenvolver a cirurgia por vídeo, adquirindo habilidade e conhecendo de perto o funcionamento do equipamento.

“Fazemos parte de um hospital de ensino que prima pela excelência na formação de recursos humanos e por isso o estágio, a própria residência e todos os outros investimentos na área do ensino e da pesquisa são extremamente necessários para que o hospital exerça sua missão” destaca o coloproctologista João Barreto.

A técnica é feita a partir de pequenas incisões no abdômen, no qual são introduzidos uma câmera e instrumentos cirúrgicos. Com base nas imagens transmitidas em um monitor, o médico faz as intervenções necessárias.

Na ocasião, eles também tiveram contato com diversos aparelhos que fazem parte do arsenal para a realização da cirurgia. As residentes Yvanna Carvalhal e Michelly Bonates partilham da mesma opinião e destacam o quão necessário são esses momentos de treinamento. “ É fundamental para o nosso crescimento profissional, uma vez que nos oportuniza praticar, conhecer novos equipamentos, aperfeiçoar nossas técnicas” relatou Yvanna.

A Coloproctologia é uma especialidade médica que estuda e trata as doenças do intestino grosso (cólon), do reto, do ânus e do assoalho pélvico. O serviço está localizado no terceiro andar da Unidade Presidente Dutra, no qual conta com uma equipe multiprofissional que faz o acompanhamento dos pacientes internados e também por meio do ambulatório da especialidade.

Imagens:

Ascom HU-UFMA