Notícias Notícias

Voltar

Novo Plano Diretor Estratégico do HU-UFMA é entregue à Governança

PDE

Novo Plano Diretor Estratégico do HU-UFMA é entregue à Governança

A construção do documento foi colaborativa com a participação de 10% do quadro de pessoal do HU-UFMA

Nesta segunda-feira, 10/07, foi apresentado e entregue à Governança do HU-UFMA o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ele norteará a instituição pelo período de 2017/2020. A construção do documento foi colaborativa com a participação de 10% do quadro de pessoal do HU-UFMA.

Ele foi iniciado em fevereiro deste ano, com as oficinas focando na discussão e identificação dos nós críticos da instituição, sendo desenvolvido de forma coletiva a análise situacional do HU-UFMA com a identificação dos problemas enfrentados. Foi utilizada a metodologia ativa para reunir a diversidade de pensamentos e experiências com a finalidade de gerar soluções inovadoras.

De acordo com o assessor de Planejamento do HU-UFMA e responsável por encabeçar todo o processo de construção do PDE, Alexandre Oliveira, “o momento foi bastante significativo para o hospital por se tratar de um trabalho desenvolvido por cinco meses e que retrata a realidade da Instituição, tendo como atores principais os seus colaboradores, devolvendo o sentimento de pertencimento” pontuou.

Alexandre Oliveira ainda destacou a grandiosidade do trabalho que possui sete macroproblemas, desdobrando-se em 30 nós-críticos com 94 ações que contemplam 401 atividades. Bem mais que o dobro de atividades do PDE anterior que foram 128.

Para a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Erika Beckman, que participou ativamente do processo por ter um macroproblema voltado para a sua área de atuação “a experiência foi bastante positiva por nos trazer outras visões, especialmente àquelas de fora do setor, o que enriqueceu o processo. A forma como foi feito o PDE possibilitou a discussão conjunta de várias áreas, visando o desenvolvimento institucional” destacou.    

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, em sua fala ressaltou o valor do PDE para a instituição. “Parabenizo a equipe pelo trabalho e destaco o grande valor deste documento para o hospital, pois esse será o nosso caminho por quatro anos, garantindo uma gestão diferenciada com foco na melhoria contínua em prol da qualidade dos serviços prestados à comunidade”. Disse ainda que o novo PDE entrará para a história da instituição por ser o primeiro a trabalhar a gestão dos riscos, com uma avaliação refinada apontando as formas de diminuição dos mesmos. 

O documento será apresentado aos colaboradores na próxima reunião de chefia, ocasião em que o corpo diretivo da instituição tem um espaço destinado mensalmente ao compartilhamento de informes e de discussão de questões relacionadas aos processos de trabalho. A próxima já está marcada para o dia 27/07, data em que os colaboradores poderão ter acesso ao PDE 2017/2020. Ele também será disponibilizado no site do hospital.

O QUE É PDE?

É uma ferramenta de gestão com foco no desenvolvimento institucional, tendo como finalidade a orientação para o desenvolvimento de ações planejadas de forma estratégica, visando assegurar a melhoria da assistência, do ensino e da pesquisa.

Imagens:

Ascom do HU-UFMA