Notícias Notícias

Voltar

HU-UFMA realiza XI curso de capacitação de boas práticas da IHAC

Aperfeiçoamento

HU-UFMA realiza XI curso de capacitação de boas práticas da IHAC

Iniciativa visa capacitar toda a equipe para as boas práticas maternas e neonatais

Capacitar e sensibilizar os profissionais do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno é um dos principais objetivos dos cursos promovidos pelo Comitê de Boas Práticas da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). Na manhã desta segunda, 04, foi iniciado mais um desses cursos, a décima primeira turma em quatro anos.  

O curso tem carga horária de 20h, 16h para aulas teóricas e 4h para aula prática. É dirigido aos profissionais que atuam nos setores prioritários que fazem o acompanhamento da mulher e do bebê: Ambulatório de Pré-natal de risco habitual e Pré-natal especializado, Centro de Parto (Centro Cirúrgico Obstétrico), Alojamento Conjunto e UTI Neonatal.

No primeiro dia foi realizado, simultaneamente, uma sensibilização de 4h. Tratou sobre questões mais pertinentes aos trabalhadores que não atuam diretamente com a mulher e o recém-nascido, mas, que podem interferir no processo de aleitamento materno, no Cuidado Amigo da Mulher e na Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para lactentes (NBCAL). Entre eles, estavam profissionais da recepção, segurança, higienização e administrativos de alguns outros setores do hospital.

Envolver diversas categorias representa um diferencial muito positivo, destaca o presidente do Comitê Chrystiann Lima “A uniformidade das informações e práticas em toda a unidade hospitalar é fundamental para que a prestação da assistência junto a mulher e a sua família sejam mais qualificadas e humanizadas desde o seu acesso até a sua saída” Acrescenta ainda que é uma oportunidade para os profissionais da área da saúde de aumentar o nível de conhecimento, das habilidades e da confiança, pois durante o curso são trabalhados diversos assuntos que envolvem o cuidado da criança e da mulher.

A parte teórica está sendo realizada com aulas expositivas/dialogadas, estudos de casos, rodas de conversa, teatros, vídeos. A parte prática será realizada no Alojamento Conjunto, onde os participantes terão a oportunidade de praticar o manejo do aleitamento materno, observar a mamada e orientar as mães/famílias.

A pediatra Ana Maria Carvalho, que está participando do curso, enfatizou a necessidade de alcançar todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente com esses atendimentos “É muito motivador estar em uma instituição que tem a preocupação em incentivar as boas práticas na assistência ao binômio mãe-bebê. É uma ótima oportunidade para todos nós, não só para colocarmos em prática internamente, mas para levar para além dos muros do hospital”.

O Comitê pretende capacitar um número maior de colaboradores para garantir as boas práticas como medidas prioritárias para melhorar a qualidade da assistência na Instituição.

O HU-UFMA recebeu da Unicef em 1999 o título de Hospital Amigo da Criança, desde então, adota os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. O HU-UFMA atua também no incentivo ao Cuidado Amigo da Mulher, que inclui boas práticas no parto e no nascimento.  

 

Por Danielle Morais 

 

Imagens:

Ascom HU-UFMA